O Teatro da Neura dá continuidade ao projeto "Sexta que Lá Vem História" com a apresentação da leitura encenada de "Zona Contaminada", inspirada no texto homônimo escrito por Caio Fernando Abreu, em 1994. Com ingressos no esquema "pague o quanto puder", a apresentação ocorre hoje, às 20 horas, no Espaço N de Arte e Cultura, a sede da companhia teatral. O centro cultural fica na rua José Garcia de Souza, 692, no Jardim Imperador, em Suzano. O espetáculo não é recomendado para menores de 18 anos.
Com direção do ator Pedro Leão, "Zona Contaminada" convida o público a conhecer a história dos irmãos Fernando e Caio, sobreviventes de uma grande contaminação nuclear e procurados pelo chamado "Poder Central", que pretende contaminá-los também. Os dois buscam maneiras para se manter vivos. O primeiro decide sobreviver e encontra no sexo a forma de se manter vivo. O outro aceita que está prestes a morrer e cria uma conexão forte com universos paralelos.
De acordo com Leão, que estreia como diretor no Teatro da Neura, Caio Fernando Abreu escreveu essa peça em meio a diversas internações por conta do HIV e do câncer de pele recorrente do vírus. "Ele aborda a contaminação da doença e sobre os três elementos nos quais se pega refletindo nesse momento da vida: o poder dá mídia, representado pelo 'Poder Central', sobre a sua carreira e imagem; a repressão sexual do final da década de 1980, após uma série de mortes por HIV; a espiritualidade e a necessidade de se conectar com a religião, a astrologia e outros elementos de superstição", comenta.