Mais uma edição de sucesso, em que a qualidade das composições, organização e estrutura, mais a participação do público foram grandes destaques. Assim pode ser resumido o 3º Festival da Canção de Mogi das Cruzes, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura neste último final de semana. A final, que se deu no sábado à noite, serviu para consolidar os três primeiros colocados, mais o Melhor Intérprete e o Prêmio Prata da Casa, que é voltado para participantes de Mogi das Cruzes. Além de premiações em dinheiro, todos terão direito ao CD, sem fins comerciais, gravado com as dez canções finalistas.
"Negrinha", assinada por Rodolfo Minari, foi a canção vencedora do Festival. Ela foi interpretada pelo Grupo Aguadeiro e Rodolfo Minari, da cidade de Rio Branco (AC). Em segundo lugar ficou "Soneto em Meia Sola", de Zebeto Corrêa e Caio Junqueira Maciel, de Belo Horizonte (MG). Já a terceira colocação ficou com "Lindeza", de Pabllo Moreno, que é de Jaboatão dos Guararapes (PE). O Prêmio de melhor intérprete foi entregue à Sapiranga, que executou a canção "A Cor dos 7 Mares". Já o Prêmio Prata da Casa ficou com o compositor Rodrigo Marques, pela canção "Pindorama", interpretada pelo cantor Brenô.
O corpo de jurados, formado por profissionais experientes do ramo musical, fez elogios ao evento. "Um festival como este mostra que a nova música popular brasileira, de qualidade, não está morta. As composições apresentadas aqui mostram que a produção de música de qualidade está mais viva do que nunca", declarou João Marcondes, um dos membros do júri.
O vice-campeão Zebeto Corrêa agradeceu à produção por ter atendido prontamente todas as necessidades dos participantes. E Sapiranga, premiado como Melhor Intérprete, também destacou que este foi um dos melhores do qual ele já participou. "Foi muito bom pela organização e pela estrutura oferecida, como equipamentos e banda de apoio formada de excelentes músicos", apontou.
Coletânea
Além disso, diversas pessoas demonstraram interesse em ter acesso aos CDs de anos anteriores. A ideia da Secretaria Municpal de Cultura é fazer uma campanha de troca dos CDs das edições do Festival da Canção pela doação de agasalhos.
Além das cinco canções premiadas, entrarão na coletânea deste ano as finalistas "Basta", de Uiara Leigo (Juiz de Fora - MG); "Mundo dos Avessos", de Guilherme Marino e Bruno Conde (Santos-SP); "Nega do Balacobaco", de Diego Harytan Branco (Mogi das Cruzes - SP); "Papagaio", de Hilda Maria e Daniel Coelho (São Paulo- SP), e "Re-lógica", de Felipe El e Raphael Barbar (São Paulo - SP).