Em meados dos anos 1990, o músico e compositor mogiano Alessandro Fontanari Casanova, mais conhecido como Xê, seguia os seus primeiros passos na carreira musical. Como integrante das bandas Tribo Brasil e Colomi, o artista se apresentou em várias casas noturnas de Mogi das Cruzes e região e na Virada Cultural de São Paulo. Em 2010, afastado de qualquer grupo, Xê começou os projetos para uma carreira solo. E, após cinco anos em estúdio, o artista lança "Caixa de Música", com produção de Marcelo Yuka.
"Minha carreira começou em 1990, quando tocava em bares da região com a minha banda, Tribo Brasil. Logo, entrei na Colomi, que se desfez em 2010 e senti que era o momento para pensar na carreira solo. Fui para o Rio de Janeiro para gravar o meu novo disco. Foram cinco anos de estúdio e preparação, está incrivelmente bem pensado", conta Xê. E foi na capital carioca que o músico realizou um sonho, o de trabalhar com Yuka.
Segundo o músico, a produção de Yuka em seu novo álbum foi algo natural e inesperado. A ideia inicial era de que o CD seria apenas gravado no estúdio do produtor, Observatório de Ecos. Porém, a oportunidade lhe rendeu uma parceria. "Foi incrível e eu nem esperava. Eu só ia gravar no estúdio dele. Mas começamos a conversar e ele me pediu para mostrar as músicas, gostou e começou a dar dicas. Quando vimos, já estava envolvido em tudo", explica ele.
Para Xê, trabalhar com Yuka lhe trouxe segurança para esta nova etapa musical. "A carreira solo é algo novo, um divisor de águas e ver o Yuka envolvido nisso, com certeza, me passa a confiança que eu preciso", afirma. E é essa a proposta de "Caixa de Música", um trabalho feito de maneira leve e que traz a sensação de dever cumprido. "A gente aprendeu tanto nesse tempo, passamos momentos tão bacanas que só tenho felicidade com esse trabalho. O álbum está do jeito que tinha que estar", completa.
Composto por oito músicas, a inspiração principal do álbum é o amor. "As letras e toda a composição do CD é sobre o amor e não só o amor entre um casal, mas em tudo. Quero passar aquele sentimento bom de colocar amor em tudo que fazemos ou distribuir para quem estiver próximo", diz. Gravado, primeiramente, em voz e violão no estilo MPB do qual Xê está acostumado, o trabalho ganhou um toque contemporâneo com batidas eletrônicas e dub no estilo Hip Hop. "Tudo na medida para não perder a essência. 'Caixa de Música' tem aquela pegada barzinho e violão, para acalmar. A ideia é que o público preste atenção nas letras", ressalta.
Toda a composição do disco foi bem pensada pelo artista, que se envolveu em cada detalhe da produção, capa, nome e tudo mais. "Xê é um apelido de infância que nem seria usado, apesar de que em Mogi todos me conhecem assim. Um dia, o Yuka descobriu e disse que eu tinha que usar e eu achei que deveria seguir o conselho. A capa e o nome do álbum procuram expor o meu lado profissional", destaca.
Lançamento
"Caixa de Música" foi um trabalho realizado no Rio de Janeiro e terá lançamento nacional. Porém, em Mogi das Cruzes, cidade natal de Xê, será ainda mais especial. O lugar escolhido pelo artista foi o primeiro palco em que se apresentou no começo da carreira: o Teatro Vasques. O centro cultural recebe nos dias 9 e 10 de abril, às 21 e às 20 horas, respectivamente, o show de lançamento do primeiro CD solo do artista. "Essa escolha tem vários porquês. Primeiro, porque eu gostaria de fazer meu show de forma mais intimista, num espaço onde as pessoas possam curtir as letras e a melodia. Tem mais a ver com o projeto. E, segundo, é pelo fato de o Vasques ser o primeiro lugar que me apresentei e será importante dar esse novo passo na carreira em um lugar marcante e que fica na minha cidade", finaliza.
Os ingressos para o lançamento podem ser adquiridos em lojas da cidade por R$ 40
(inteira) e R$ 20 (meia-entrada). No Mogi Shopping, constam nas lojas S.Stein e Concept Ex. No centro de Mogi, na S.Stein, Código Local e Condominium.Informações no site www.xecasanova.com.br. (Estagiária sob supervisão de editores)