Neste final de semana, os apreciadores de música, em especial de bandas autorais, poderão conferir mais uma edição do Dezembro Independente. O festival, que costumava acontecer no Parque Leon Feffer, neste ano muda de endereço e ocorre no Parque Botyra Camorim Gatti, no Centro Cívico, para facilitar o acesso do público. Serão 16 atrações no total, sendo oito no sábado e oito no domingo, com um horário fixo: as primeiras bandas sobem no palco às 13 horas e as últimas às 20h30.
Assim como ocorreu na última edição, não haverá somente rock neste Dezembro Independente. Muito embora o estilo ainda predomine, também haverá reggae, pop rock, música popular brasileira e cultura popular. A música popular brasileira de raiz, inclusive, é a apresentação de abertura do festival, com a banda Darc Maia e os Zélementos.
Na sequência, apresentam-se as bandas Os Invalvuláveis, de Suzano; The September Guests, de Taubaté; Luzco, de Mogi das Cruzes; Infraaudio, de Jacareí; Hierofante Púrpura e Maquiladora, de Mogi das Cruzes e, encerrando o sábado, La Carne, de Osasco. Já no domingo, o line up tem Zababô Zebrinha, de Marília; DK5, de Mogi das Cruzes; Jambra, de Suzano; Juliana Cardoso Trio, Coletivo Carta na Manga e Topsyturvy, de Mogi das Cruzes; Odradek, de Piracicaba e, encerrando o festival, a banda Refúgio, de Mogi das Cruzes.
Além dos shows com as bandas independentes, o Dezembro Independente vai ter feirinha cultural e a participação do Dub Cultura Sound System. O tema deste ano, em que o festival chega à sua sétima edição, é "Viva as Diferenças". O evento é uma realização do Poranduba Coletivo Cultural, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.