A terceira edição do Festival de Culturas Negras, evento da Secretaria Municipal de Cultura realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, tem início nesta sexta-feira em Mogi das Cruzes com uma programação que se estende por dez dias.
O primeiro evento da agenda é a entrega da medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal, uma homenagem feita pelo Legislativo a pessoas que se destacam em ações contra a discriminação racial e na defesa dos princípios constitucionais fundamentais e de promoção da inclusão social.
Já neste sábado tem início a programação cultural, com um show no Centro Cultural (praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, Centro Histórico), das 20 às 22 horas. Quem se apresenta na Sala Multiuso Wilma Ramos é o Metá Metá Trio, uma banda paulistana que explora os gêneros musicais brasileiros com um estilo repleto de influências africanas. Para entrar, basta levar uma lata de leite em pó.
No domingo, o festival se mescla com a programação infantil do Centro Cultural. A partir das 11 horas, como ocorre todas as semanas, haverá a contação de histórias, mas desta vez temática, "Kawaanza - Contos Africanos", também na Sala Wilma Ramos.
A partir de segunda-feira a programação continua, mas muda de endereço, passando por locais como Casarão do Carmo, Casa do Hip Hop, Teatro Vasques e Terminal Central. O terminal de ônibus sedia, já na segunda-feira, o Projeto Musicalidade, que é uma junção de cantos e toques de capoeira, executada pelo grupo Herança Cultural Capoeira/ Formigão Capoeira, a partir das 20 horas. Na terça-feira, o grupo Entremeio Literário faz uma edição especial do encontro "Terças Literárias", com uma homenagem a autores negros. O festival se encerra no dia 29, com a realização do 3º Miss Afro. Veja a programação no site www.cultura.pmmc.com.br.