O Rodeio é o primeiro bairro de Mogi das Cruzes a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que permanecerá aberta 24 horas, com uma equipe exclusiva para cuidar de casos urgentes que surgirem no local. A inauguração, que ocorreu na manhã de ontem, contou com a presença do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, e outras autoridades do município. Compareceram também o bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini e a família do médico Manoel Maisette Salgado, patrono da unidade. O funcionamento terá início a partir do dia 31 de outubro.
Localizada na avenida Pedro Romero, próximo à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), a unidade tem uma infraestrutura ampla, com duas recepções, uma destinada para casos menos graves e a outra para emergências. Há também uma sala de atendimento de urgência, utilizada para oferecer aos pacientes os primeiros atendimentos.
De acordo com o Bertaiolli, além de oferecer aos mogianos um atendimento de qualidade, a UPA está gerando emprego para o município. "São 238 funcionários, na sua maioria mogianos, que foram aprovados em um processo seletivo muito rígido. Foram cerca de 17 mil currículos enviados para a Fundação ABC, responsável pelo gerenciamento da unidade. A equipe médica é qualificada e está pronta para realizar um ótimo atendimento aos pacientes. De hoje (ontem), até o dia do funcionamento, ocorrerá o treinamento dos funcionários e a higienização do espaço", comenta.
Os pacientes, que poderão permanecer internados por até 24 horas, terão os casos avaliados pela equipe médica, podendo receber alta ou ser transferidos para outra unidade de saúde especializada. Além disso, a unidade colocará à disposição um remédio, no valor de R$ 5 mil, que poderá impedir enfartes.
Preparado
Para o secretário de Saúde, a inauguração da primeira UPA 24 tem um valor muito especial tanto para o Poder Público quanto para a população. "Ter um prédio preparado para emergências e urgências nos dá um conforto muito grande. Um equipamento deste porte vem de um planejamento, de uma organização e de um preparo muito grande da Prefeitura. As instalações foram planejadas com duas entradas independentes, uma para emergência e para casos menos graves. Vamos atender 6 mil pessoas de urgência e emergência na unidade", acredita Cusatis.
Aprovação
A população aprovou a UPA . A prova disso é a líder do bairro Vila Jundiaí, Maria Joaquina Brito, que acredita que a Prefeitura está avançando cada vez mais na área da Saúde. "A UPA 24 horas é algo que sempre queríamos na cidade e a unidade chegou para oferecer um atendimento ainda melhor para a população", enaltece.