Acesso à cultura, infelizmente, é algo distante da realidade de muitos. E é pensando nisso que o projeto Emcena Brasil leva a sua caravana cultural para diferentes regiões brasileiras. Neste sábado e domingo, o palco móvel estará no município de Biritiba Mirim. Patrocinado pela empresa Suzano Papel e Celulose, o projeto leva para a praça da Igreja Matriz São Benedito, no centro de Biritiba, espetáculos teatrais e circenses, contações de histórias, oficinas e muito mais. Confira a programação completa no quadro desta página.
Criado há oito anos pelo então diretor Orlando Moreno, o projeto percorre cidades levando uma programação gratuita para todo tipo de público. "Nossa base é um container muito bem equipado, temos tudo, cortina, colcha, equipamentos de luz, microfones e até uma tenda que abriga o palco e uma área com cerca de 400 bancos para o público", explica Luciana Marques, atriz e coordenadora do projeto. Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto já passou por mais de 300 cidades.
O principal ideal da ação é fornecer entretenimento e cultura para o maior número de pessoas de uma forma que seja acessível a todos. "Acabamos de voltar de uma temporada de 40 dias pelas cidades do Nordeste. Cidades bem pequenas, com moradores que nunca tiveram contato com o teatro ou com qualquer tipo de arte ao vivo. A alegria e o encantamento daquelas pessoas mostraram que o nosso trabalho vale a pena e atingiu os objetivos", conta Luciana. Para desenvolver o projeto, o container viaja com cerca de 30 pessoas entre técnicos e artistas.
Será a segunda vez da caravana em Biritiba Mirim e a animação do público já é conhecida pelo grupo. "Estivemos em Biritiba em 2009. Naquela época já foi um grande espetáculo. Agora, já se passaram muitos anos, e até nossos equipamentos e adaptações melhoraram muito. A expectativa não tem como ser melhor", declara Luciana. A coordenadora conta que as cidades recebem o projeto como um grande presente. "Chegamos no local e há faixas. As pessoas realmente esperam nossas atrações", afirma.
Usando como slogan "o artista vai onde o povo está", a troca entre o público é um dos diferenciais do projeto. "O que nos move é exatamente esse contato próximo com quem nos assiste, é o fato de irmos até eles, e em um lugar em que eles possam estar. Próximo ao palco deixamos dois cadernos, lá o público nos deixa recados, e eles são sempre muito carinhosos, pedem para a gente voltar", comemora.
Atrações
Dentre as atrações estão peças teatrais, espetáculos circenses, oficinas de dobradura, música e contações de histórias. "Incentivamos todo tipo de arte. Os espetáculos teatrais e circenses são os nossos carros-chefes. Mas temos uma preocupação muito grande em incentivar a leitura também, por isso, sempre iniciamos as apresentações contando uma história, e despertando esse gosto pela literatura nas crianças", destaca a coordenadora do projeto.
O folclore é também um dos destaques. "Nosso folclore é tão rico, a cultura brasileira em geral é, então é importante fornecer espaços como esse", reforça.
E é justamente por conta da riqueza cultural brasileira e da busca por novas experiências que em todas as paradas da caravana o Emcena Brasil reserva espaço na programação para um artista ou grupo local. "É uma troca muito boa, até para conhecermos a arte e a cultura do lugar. Temos essa preocupação de deixar uma semente entre os artistas, e mostrar como a arte tem que atingir a todos e como temos oportunidades. Há editais hoje em dia que podem ajudar. É a busca por ir além", finaliza Luciana.
Na próxima quarta e quinta-feira, quem recebe o projeto é Salesópolis, na praça João Menendes. Mais informações sobre o projeto no site www.emcenabrasil.com.br ou na página do Facebook Emcena Brasil. (Estagiário sob supervisão de editores)