Amanda Chrispim*
A leitura e escrita são meios eficazes para novas visões de mundo. E é com esse pensamento que o Folhetim Cultural, em parceria com o Instituto PSIA, traz pela quarta vez o projeto "Um Poema em Cada Árvore" para a cidade de Poá. As inscrições já estão em andamento e devem ser realizadas pelo e-mail [email protected], até o dia 17 de setembro, contendo o poema, uma minibiografia do autor e dados pessoais como telefone, endereço, nome completo e pseudônimo. Este ano, os textos serão expostos nos bairros Vila Mauro e Jardim Beatriz, a partir das 7 horas, nos dias 19 e 26 de setembro.
A expectativa dos organizadores é atingir um número maior de participantes em comparação aos anos anteriores. "Já temos até o momento cerca de 10 pessoas inscritas. No ano passado tivemos 28, este ano queremos atingir ainda mais. Quem sabe conseguimos umas 30 pessoas", conta Magno Oliveira, poeta e blogueiro, que se tornou um dos articuladores do projeto na cidade. Ainda de acordo com ele, seguindo os passos do ano anterior, a quarta edição do projeto em Poá contará com o talento de poetas de outros Estados, como Minas Gerais e a cidade de Santos. "Isso é ótimo, pois nos proporciona uma boa troca de cultura e experiências", completa.
Oliveira, poeta desde 2006, conta que conheceu o projeto "Um Poema em Cada Árvore", realizado inicialmente em Minas Gerais e no Acre pelo Instituto PSIA, através de pesquisas sobre concursos e iniciativas culturais. "Cheguei a participar do projeto enviando textos meus em 2010 e 2011. Até que entrei em contato com o poeta Marcelo Rocha, idealizador do projeto, e sugeri que fizéssemos uma parceria com o meu blog Folhetim Cultural e o PSIA, e assim trouxemos a iniciativa para Poá. Mais pessoas o tinham procurado também, e acabou acontecendo a mobilização nacional", explica.
Esta será a terceira vez que Oliveira participa da coordenação da atração na região. "É a quarta vez que ocorre e a terceira que participo. Em 2011 foi a primeira vez que fizemos. Em 2012, por problemas pessoais não consegui e no ano passado fizemos em Poá e Santa Isabel", diz o poeta. Segundo ele, este ano o projeto contará com uma programação ainda mais atraente. "Este ano teremos distribuição de sementes de girassol, sorteio de livros e roda de leitura", afirma.
Amadurecimento 
O projeto "Um Poema em Cada Árvore" tem como principal objetivo difundir a poesia, incentivando as pessoas a lerem e escreverem. "O projeto é, além de tudo, uma oportunidade para as pessoas conhecerem um novo mundo, um mundo possível", diz Oliveira.
Nestas quatro edições, o projeto amadureceu e vem crescendo cada vez mais. "Cada ano há uma melhora, tanto na qualidade do projeto quanto na criatividade dos nossos trabalhos. Do primeiro ano para a edição do ano passado temos uma grande mudança, batemos recorde de inscrições e várias pessoas vieram prestigiar", comemora. 
Como o próprio nome já sugere, a ideia do projeto é expor os textos nas próprias árvores do local escolhido. "O poema impresso será colocado num plástico para proteção e amarrado com barbante na árvore", explica.
Segundo ele, tudo é feito com muito cuidado e sem prejudicar a natureza, que é uma das mensagens que o projeto pretende passar. "A árvore não será machucada é claro, pois este evento também quer chamar a atenção para a questão ambiental. No ano passado, inclusive, distribuímos sementes de girassóis, explicamos como fazer o plantio e incentivamos a plantação", finaliza Oliveira. (*Estagiário sob supervisão)