O contato com as notícias, os fatos do cotidiano, os temas de repercussão nacional e internacional, os assuntos que merecem ser lidos e debatidos com atenção, principalmente, aqueles que fazem parte do universo escolar e da comunidade onde a unidade de ensino está inserida fazem parte das atividades desenvolvidas pelos alunos da Emef Waldemar Costa Filho, de Biritiba Mirim. Essa curiosidade pelas informações despertou a atenção para a criação de um jornalzinho que se tornou especial aos estudantes, uma publicação exclusiva da escola. Trata-se do Diário de Bairro, produzido pelos alunos e professores das turmas do 5º ano, e que traz assuntos de interesse de seus leitores, ou seja, destaca os fatos da cidade onde moram, e, principalmente, do bairro em que se encontram, o Jardim dos Eucaliptos.
A proposta foi coordenada pelos professores Luiz Gustavo de Souza Batista, Sheila Tatiane de Souza Almeida e Maria Goreti Lemes da Cunha. De forma multidisciplinar, eles exploraram assuntos pertinentes a diversas matérias, principalmente, Língua Portuguesa, pois as crianças têm a oportunidade de escrever, ler e intepretar cada texto proposto. E, ainda, destacaram outras habilidades nos pequenos, que não só escreveram as suas matérias como também tiraram fotos correspondentes a cada uma delas. E, ainda, entrevistaram as pessoas da cidade e tiveram mais contato com a região onde moram.
Segundo os professores, foi uma experiência significativa, pois não só levou em conta os conhecimentos direcionados aos conteúdos das aulas como também permitiu aos alunos uma maior aproximação com o universo que está à sua volta e principalmente com alguns problemas e algumas carências do bairro, que merecem ser destacadas com o objetivo de se buscar uma solução para cada uma delas. "O jornal está dividido por seções, como Educação, Saúde, Segurança, Esporte, Cultura e Lazer, Empregos, os alunos se dividiram em grupo para escrever sobre esses assuntos. Mas antes pesquisaram no seu bairro o que poderia ser destacado e, em seguida, se organizaram para a produção. Eles foram até os locais que acharam interessantes, entrevistaram as pessoas responsáveis e registraram tudo", explica a professora Sheila Tatiane.
Para o professor Luiz Gustavo, esta atividade proporcionou aos alunos um maior contato de todos com o seu bairro. "Todo o trabalho foi feito em grupos, que se organizaram para preparar as suas matérias. Depois de distribuídos os assuntos, eles prepararam as perguntas e pesquisaram sobre o tema", complementa.
Sobre a seção de Esportes, por exemplo, uma aluna escreveu sobre capoeira, outro sobre futebol. E, ao final, eles identificaram as modalidades esportivas que a região oferece e o que seria interessante melhorar. "Eles puderam, no geral, identificar as carências do seu bairro, e, como moradores, ressaltamos a importância de cada um deles para propor melhorias ao local onde estão. O jornal teve um retorno positivo, todos conheceram um pouco mais o Jardim dos Eucaliptos, e os alunos fizeram uma relação com o seu cotidiano, com o que faz parte do seu contexto", aponta.