A cada encontro do do Dat -
Formando o Cidadão do Futuro, realizado mensalmente em algumas redes de ensino da região, as atividades propostas pelas coordenadoras do programa têm despertado a atenção dos educadores, provocado o engajamento dos alunos durante a aprendizagem, e, simultaneamente, despertado um maior interesse de ambos pelo mundo da informação, que é levado diariamente a eles por meio do jornal entregue às unidades atendidas pelo projeto educacional.
São propostas dinâmicas, interativas, envolventes e práticas. Exemplos de como apresentar o jornal aos alunos e adaptá-lo à sua rotina pedagógica. Ao longo das formações, os educadores percebem que mais que incentivar a leitura, a escrita e a interpretação textual, o jornal impresso possibilita a aplicação de exercícios às mais diversas disciplinas. Não só Língua Portuguesa com também História, Geografia, Ciências, Matemática, dentre tantas outras, já foram contempladas entre as sugestões elaboradas pela equipe do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Esta é uma forma de enfatizar não só o papel social desse meio de comunicação como também o papel pedagógico. Segundo a coordenação-geral, o jornal vai à sala de aula para agregar ao conteúdo que já está sendo aplicado no dia a dia. Ele tem a missão de contribuir para o aprendizado, somando as suas funcionalidades às diferentes áreas do conhecimento.
Essa visão também é a que tem sido formada pelos educadores. Segundo Denise Pires de Faria Mazant, diretora da Emef Waldemar Costa Filho, de Biritiba Mirim, hoje, a sua equipe faz do jornal Dat um importante aliado. "Antes, os professores entendiam que a proposta do jornal era algo a mais a ser feito no seu dia a dia. Mas, agora, perceberam que ele é complementar, veio para ajudar na sua proposta pedagógica. Eles usam o jornal tranquilamente, e sempre me entregam atividades para eu compartilhar nos encontros. No final do ano, com a Mostra de Talentos, será um presente para nós acompanhar o que foi feito com esse projeto", destaca.
Aprendizagem
O jornal também é um aliado para auxiliar em propostas que ajudem a resolver as dificuldades de aprendizagem de alguns alunos. Ele contribui para a elaboração de atividades voltadas a uma área do conhecimento que deve ser trabalhada com mais profundidade com um determinado aluno. Para Maria Aparecida Garcia Zaidan, diretora da Emef Professora Helena Ricci Barbosa, também de Biritiba Mirim, os encontros ajudam a despertar um novo olhar ao jornal. "Nós temos vários projetos em andamento, e, com eles, ajudamos no aprendizado dos nossos alunos. Sempre levantamos as dificuldades de aprendizagem, para que elas possam ser solucionadas por meio de propostas diferenciadas. E as atividades apresentadas são bem-vindas, pois atendem às nossas necessidades", finaliza.