O União enfrenta o Atlético Mogi hoje, às 10 horas, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial. O derby da cidade é válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão e as duas equipes querem a primeira vitória na competição para fugir da lanterna do Grupo 5. Ambas têm um ponto e dividem a última posição.
No caso do União, a vitória esteve perto de ocorrer justamente nos dois revezes que o time sofreu nos últimos jogos: derrota para Amparo por 3 a 2 e para o São José por 2 a 1. "Foram duas grandes partidas que fizemos. Recebemos elogios dos adversários, mas não adianta jogar bem e não vencer. Temos que, a partir de agora, jogar bem e ganhar os jogos", frisou o técnico Gelson Fogazzi.
Já o Atlético Mogi vive situação pior. A equipe foi goleada na estreia pelo Amparo por 5 a 0, perdeu para o Manthiqueira por 2 a 0 e, no último sábado, em casa, sofreu outra goleada, desta vez para o Paulista por 4 a 1. Seu único ponto veio de um empate em 1 a 1 com o São José no Nogueirão.
O treinador do União, inclusive, deverá fazer mudanças para encarar o rival da cidade. "Vamos mexer no meio de campo e no ataque para dar mais velocidade, toque de bola e poder de finalização", afirmou. Mesmo sem citar nomes, algumas mudanças podem ser fruto das alterações que ele fez no jogo diante do São José.
O União leva ligeira vantagem sobre o Atlético no histórico dos confrontos desde 2004, quando o "Caçula" foi fundado. No total, foram 19 jogos, sendo 7 vitórias para o alvirrubro e 6 para o Atlético, com 6 empates. O União marcou 29 gols e o Atlético fez 22. As maiores goleadas do União ocorreram em junho de 2013 - 6 a 2 -, e julho de 2017 - 5 a 0. O último duelo ocorreu no dia 30 de junho do ano passado e terminou 0 a 0.