Com a próxima partida marcada somente para o dia 28, contra o Corinthians, em São Paulo, pelo Novo Basquete Brasil (NBB)/Caixa, o Mogi das Cruzes/Helbor ganhou um bom período para aprimorar os treinamentos. Já na segunda-feira, o elenco esteve no Ginásio Hugo Ramos priorizando o trabalho individualizado, mais atenção aos rebotes e também à transição defensiva.
Os trabalhos na quadra não contaram com as presenças do pivô JP Batista, que está com a seleção brasileira para a disputa das eliminatórias para o Mundial 2019, e do ala Shamell Stallworth, poupado com dores nas costas. O camisa 8 fará um trabalho diferenciado neste período com tratamento no Instituto Mogiano de Ortopedia e Traumatologia (Imot), na academia, com análise de vídeos dos jogos, além da quadra no período da tarde.
O ala-pivô José Carlos, que passou por uma artroscopia no menisco do joelho esquerdo, já está fazendo fisioterapia e deve começar um trabalho específico de quadra com o preparador físico Eric Ruiz nesta semana. Já o ala-pivô Fabricio Russo, suspenso preventivamente, ainda aguarda julgamento da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para voltar a jogar.
"A gente vai fazer treinos visando mais a parte física, mais a intensidade, o um contra um, o dois contra dois, a transição defensiva e, principalmente, o rebote. Todos os treinos nesta semana e na semana que vem nós vamos dar ênfase no rebote. Precisamos entender que podemos perder o G4 por causa de dois, três rebotes. Nós vamos trabalhar muitas coisas nesta semana, sabendo que será um trabalho muito mais individualizado do que coletivo. Na outra semana já começamos a direcionar para os jogos contra o Corinthians e contra o Pinheiros", ressaltou o técnico Jorge Guerra, o Guerrinha.
O Mogi/Helbor é o quarto colocado no NBB, com 15 vitórias em 21 jogos (71,4% de aproveitamento). Os mogianos ainda terão mais cinco partidas para tentar fechar a fase de classificação no G4: Corinthians, dia 28, às 21 horas, Pinheiros, dia 8 de março, às 21h10, ambas fora de casa; Botafogo, no dia 15, às 20 horas, em Mogi; e mais duas partidas no interior, contra Franca, dia 24, às 11 horas, e Bauru, dia 26, às 20 horas.