Dois meses após se lesionar em um treino, o ala-pivô José Carlos voltou à quadra do Ginásio Hugo Ramos nesta semana para iniciar um trabalho físico com o preparador Eric Ruiz. Essa atividade inicial terá carga leve para que o atleta aos poucos recupere a forma e chegue ao nível dos demais atletas. A volta dele à equipe ainda dependerá da reação ao trabalho que será feito.
José Carlos passou por uma artroscopia no menisco do joelho esquerdo há 20 dias e desde então vem fazendo fisioterapia no Instituto Mogiano de Ortopedia e Traumatologia (Imot) para recuperar a movimentação."Ele já vinha fazendo um trabalho próximo a isso na fisioterapia e desde a semana passada incrementando isso ao trabalho de academia, usando algumas máquinas para movimentar o corpo como se tivesse correndo. Então, aos poucos, vamos reabilitá-lo. O tempo que ele ficou parado é de se considerar, mas o que a gente considera mais é o aspecto cirúrgico mesmo, o que foi feito de invasivo no joelho dele. É protocolo. Ele precisa passar pela fisioterapia, precisam ser feitos alguns testes com ele para voltar a trabalhar com a gente. Neste primeiro momento, vamos nos preocupar em fazer ele executar os gestos direitos, correr direito, movimentar os braços e as pernas de forma organizada e posterior a isso vamos colocá-lo fisicamente próximo ao grupo", explicou Eric Ruiz.
A última partida do ala-pivô foi no dia 19 de novembro contra o Sesi/Franca. Zé Carlos sofreu a lesão durante um treino preparatório para o confronto contra o Joinville, no dia 6 de dezembro. "Estou muito ansioso para voltar, mas estou reagindo bem. Os fisioterapeuta e o médico estão segurando um pouco, mas está tudo certo. Estou sentindo poucas dores, o que é normal pelo o que eles falaram, mas aos poucos vai sumindo", ressaltou o atleta.
José Carlos tem média de 3,8 pontos e 3,1 rebotes em pouco mais de 12 minutos de tempo em quadra por partida nesta temporada do Novo Basquete Brasil (NBB).