O projeto Filipin 11 Treinamento de Basquete, que leva o nome do ala do Mogi das Cruzes/Helbor, Guilherme Filipin Alves Pereira, é um exemplo de trabalho voltado às crianças com o objetivo de formar cidadãos. De acordo com o jogador, o esporte de modo geral é uma ferramenta fundamental para a inclusão e socialização dos jovens. "Além de desenvolver a parte motora e cognitiva, o esporte ajuda no desenvolvimento do ser humano", ensinou Filipin.
O atleta está no time principal do basquete mogiano desde 2011 e, mesmo tendo nascido na capital paulista, recebeu da Câmara de Vereadores de Mogi o título de cidadão mogiano. No Filipin 11, que completa três anos de funcionamento em março de 2019, as crianças têm aulas com vários professores de basquete e também com o próprio jogador, que usa sua experiência profissional para ensinar aos pequenos os fundamentos do esporte. O projeto é privado no qual há cobrança de matrículas, mas a iniciativa também concede bolsas para alunos mais necessitados.
De acordo com Filipin, a ideia do trabalho se divide em dois pontos: fomentar o sonho dos jovens em serem jogadores profissionais e, tão importante quanto, que os garotos usem o basquete para conseguir uma bolsa de estudo em alguma escola ou faculdade. "Quero que se tornem cidadãos do bem", completou o jogador, que já possui mais de 400 jogos com a camisa do Mogi/Helbor e é um dos ídolos da torcida mogiana.
Na visão do camisa 11, o projeto, desde sua criação, é um sucesso em vários aspectos. "Tivemos êxito com crianças que não tinham um bom desempenho na escola e melhoraram o seu rendimento, algumas que eram temperamentais em casa com os pais e também melhoraram sua postura, crianças com obesidade infantil que aos poucos foram deixando este quadro. Já recebemos também garotos que eram retraídos e conseguiram, pelo convívio em grupo, perder essa timidez", revelou Filipin. O jogador e professor ainda destacou que o esporte muda, sim, a vida das crianças.
Para concluir, ele disse que ano após ano o projeto tem evoluído em estrutura e melhorando suas atividades. Ele ainda completou que neste ano o Filipin 11 terá muitas novidades.
Filipin está disputando com o time profissional do Mogi/Helbor atualmente a liga do Novo Basquete Brasil (NBB)/Caixa, na qual a equipe mogiana é a atual vice-campeã do torneio. Na temporada 2017/2018 o time perdeu o título para o Paulistano. Neste semana, a equipe disputa a primeira fase classificatória da Liga das Américas, no Chile. Neste campeonato, Mogi foi o vice-campeão na temporada passada.
* Texto supervisionado pelo editor.