A temporada 2018/2019 do Novo Basquete Brasil (NBB) não poderia ser aberta de uma maneira melhor. Em duelo de altíssimo nível e decidido somente nos segundos finais, o Mogi das Cruzes/Helbor levou a melhor na reedição da última final contra o Paulistano/Corpore, ontem, no Ginásio Antonio Prado Jr., por 85 a 75, e abriu a 11ª edição do maior campeonato do país com um resultado para lá de expressivo.
Ambas as equipes estrearam de uniforme novo: o Paulistano, de branco, com novo layout, e o Mogi, de rosa, em homenagem ao "Outubro Rosa", campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O Mogi entrou em quadra com três importantes desfalques: o ala Filipin e os alas/pivôs Fabrício e José Carlos, todos vetados pelo departamento médico da equipe.
O Paulistano iniciou a partida precipitando bolas no ataque e perdendo rebotes de defesa e, com isso, viu o Mogi abrir 13 a 4 nos cinco primeiros minutos da partida. No entanto, na outra metade do primeiro quarto, a equipe promoveu a entrada de Yago, Antonio e Du Sommer e mudou a história da partida. Com grande aproveitamento nas bolas de 3 e defesa pegada, o time da casa emplacou uma corrida de 15 a 2 nos cinco minutos seguintes e encerrou o período inicial vencendo, por 19 a 15.
Já no segundo período, em meio a um placar bastante parelho e algumas alternâncias de liderança, o Mogi ficou à frente e foi para o vestiário em vantagem: 41 a 39.
O Mogi voltou do vestiário disposto a seguir com a vantagem nas mãos. Apostando em formações leves e marcando zona, o time do técnico Guerrinha sofreu um pouco com os rebotes e viu o Paulistano virar o jogo, mas voltou a ficar na frente graças a Shamell, que totalizou oito pontos e ajudou sua equipe a caminhar para os dez minutos finais com 57 a 56.
Na parcial final, o time do técnico Guerrinha sacramentou de vez sua vitória com novo tiro de três pontos, desta vez com o "clutch" Shamell (80 a 75) restando um minuto para acabar. Depois disso, a equipe do Alto Tietê ainda ampliou a diferença para dez pontos e soltou o grito da vitória (85 a 75).
Próxima parada
O Mogi/Helbor entrará em quadra na quinta-feira diante do EC Pinheiros, no Ginásio Hugo Ramos, às 20h45.