O líder São Paulo caminhava para mais uma vitória tranquila em casa, mas vacilou ontem, sofreu o empate do América-MG por 1 a 1 no Morumbi e o tropeço pode custar caro. Com 51 pontos, o time de Diego Aguirre terá de torcer contra o Internacional (49), que enfrenta o Corinthians hoje, em Itaquera, para se manter na liderança do Campeonato Brasileiro.
Além disso, ao deixar de somar três pontos, o São Paulo falha no Morumbi antes de ter pela frente uma sequência complicada. Na próxima rodada do Brasileirão, o time de Aguirre visita o Botafogo, domingo, no Engenhão. Depois, terá o clássico com o Palmeiras no Morumbi, no dia 6 de outubro, e o jogo com o Internacional, dia 14, em Porto Alegre.
Os primeiros minutos já deixaram claro que o São Paulo encontraria muita dificuldade para furar o bloqueio defensivo do América-MG. Faltava velocidade pelos lados do campo, espaço sempre bem aproveitado por Rojas e Everton. A equipe trocava a bola nas proximidades da área, mas, quando buscava dar profundidade ao lance, pecava no passe. Não à toa, o São Paulo só conseguiu finalizar pela primeira vez aos 36 minutos. Mesmo assim, Diego Souza, em uma bicicleta na área, errou o alvo.
Na segunda chance, o artilheiro do São Paulo no Brasileirão não desperdiçou e fez os torcedores, que já estavam apreensivos, respirarem aliviados no Morumbi. Aos 45, Nenê cobrou falta curta para Reinaldo pelo lado esquerdo, recebeu de volta e cruzou para Diego Souza, que cabeceou no canto.
O São Paulo teve chance de matar o jogo, mas Reinaldo atrapalhou uma finalização de Nenê e, pouco depois, os dois jogadores que entraram no América participaram do gol de empate. Matheusinho marcou no rebote de Sidão. O São Paulo ainda tentou buscar o gol da vitória nos minutos finais, mas não conseguiu. Para o América-MG, o empate o fez chegar aos 31 pontos, ocupando agora a provisória 10ª colocação.