O Mogi das Cruzes/Helbor ganhou por 67 a 64 e abriu 1 a 0 nos playoffs de quartas de final contra o Basquete Cearense. O jogo foi acirrado do início ao fim e o time de Danilo Padovani conseguiu virar o placar a 40 segundos do fim e administrar a vantagem.
Agora, os próximos dois jogos da série acontecerão nestas terça (19), às 20h30, e quinta (21), às 16h30, ambos no Ginásio Paulo Sarasate, no Ceará. Se necessária, a quarta partida será no dia 24, às 19 horas, em Mogi das Cruzes. O quinto jogo se for preciso será definido posteriormente.
O cestinha do jogo foi o ala Shamell, com 25 pontos e nove rebotes. Depois dele, o maior pontuador do Mogi das Cruzes/Helbor foi o pivô Gerson, com 12 pontos e oito rebotes.
O técnico Danilo Padovani creditou a vitória ao grande apoio da torcida que compareceu ao Ginásio Hugo Ramos na tarde de ontem. "A gente sabe que um playoff de quarto contra quinto vai ser inteiro assim. Mas a gente não ganhou nada, só essa partida em casa, graças à nossa torcida que incentivou e apoiou aqui no Hugão, mandando essa energia toda. Ajudou muito para que a equipe saísse com uma vitória."
Para o cestinha Shamell, esta foi uma vitória bem dura, com altos e baixos, mas o mais importante foi sair com a vitória. "Fizemos nosso papel e vamos para Fortaleza com 1 a 0. Neste NBB nós defendemos a nossa casa muito bem e tem que acreditar até o último lance. Vamos nos fortalecer agora para tentar sair com uma vitória de lá, se der para sair com duas, melhor ainda."
Gerson afirmou que o segredo para a vitória foi lutar até o último segundo: "O que deu certo foi não desistir do jogo. Em alguns momentos a gente ficou muito atrás, mas mesmo assim a gente continuou buscando, defendendo e conseguiu a vitória. É sempre bom ajudar a equipe de alguma forma".
O jogo
A partida começou acirrada entre Mogi das Cruzes/Helbor e Basquete Cearense no Ginásio Hugo Ramos. Os mogianos se mantiveram à frente na maior parte do período, mas nos minutos finais os cearenses viraram e fecharam o quarto em 14 a 18.
O segundo quarto foi bastante brigado em quadra e, apesar do domínio mogiano no placar, o Basquete Cearense terminou com vantagem nos segundos finais: 35 a 37 (parcial de 21 a 19).
Com uma cesta espetacular do pivô Gerson no estouro do cronômetro, o Mogi das Cruzes/Helbor encerrou o terceiro empatado em 51 a 51, com parcial de 16 a 14.
O último quarto foi equilibrado, mas a 40 segundos do final o Mogi das Cruzes/Helbor conseguiu passar em um ponto o placar e administrar o placar, levando o time à vitória. No final parcial, 16 a 13.