Candidato à reeleição, o prefeito Caio Cunha (Podemos) propõe um segundo mandato de continuidade, onde a inovação, ponto forte de sua primeira gestão, a saúde, a segurança e a educação, além do foco em pessoas, planejamento e o respeito pelo dinheiro público, continuarão presentes. 

Segundo ele, que representa a coligação “Coragem para fazer a diferença” e tem como candidato a vice o coronel da Polícia Militar Joel Chen, Mogi continuará mudando de verdade e para isso, uma de suas propostas é construir um Pronto Socorro Municipal na região central para não ter mais a dependência atual da Santa Casa, e seguir seu planejamento de projetar a cidade para o futuro.

“Diferente do que é comum, onde cada gestão planeja apenas de quatro em quatro anos, focando na próxima eleição, nós temos um planejamento para os próximos 40 anos, independentemente de quem serão os futuros gestores. Isso é responsabilidade com a cidade. Também desafiamos a lógica que as gestões anteriores sempre seguiram. É muito fácil começar pelo centro e, quando chegar nos bairros, próximo da eleição, prometer entregas. Nós começamos pelos bairros e, com coragem, conseguimos transformar a realidade de muitos mogianos”, declarou.
 
 Caio Cunha, candidato a prefeito

Caio Cunha, de 46 anos, nasceu em Mogi das Cruzes e possui formação em Tecnologia da Informação, tendo participado de grandes projetos nacionais na área. Ele também estudou "Educação na Primeira Infância" e "Combate às Drogas" como bolsista na Universidade de Zurique, Suíça. Através da Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, ele aprofundou seus conhecimentos em "Primeira Infância" na Harvard University e na London School of Economics (LSE). Atualmente, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Ele foi eleito vereador de Mogi pela 1ª vez em 2012 e reeleito em 2016 como o parlamentar mais votado da cidade. Seu trabalho na Câmara se destacou como referência para políticos em todo o Brasil, desenvolvendo um modelo de mandato fundamentado na Participação Cidadã e na Transparência. Essa experiência foi amplificada pelo seu livro “Eles Ocuparam A Cidade - Como Engajar Pessoas para Transformar o Brasil”. Em 2018, foi o candidato a deputado estadual mais votado de Mogi das Cruzes. Em 2020, foi eleito prefeito de Mogi das Cruzes com 114.656 votos. 

Joel Chen 

Joel Chen, mogiano, atual comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, é um exemplo de dedicação e compromisso com a segurança pública. Filho de imigrantes de Taiwan, Joel cresceu no Botujuru. Aos quatro anos, sua família deixou a vida rural para se estabelecer no Mogilar. A mudança para a área urbana marcou o início de uma nova fase e a família Chen se tornou comerciante na praça Sacadura Cabral, onde Joel trabalhou desde cedo na lanchonete da família. Mais tarde, ele se mudou para São Paulo e lá decidiu seguir a carreira militar, prestando concurso para a Polícia Militar em 1993.

Sua criação sempre foi muito tradicional e cristã. Ele viveu segundo princípios bíblicos, com um forte senso de dever, respeito e amor, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. Esses valores, Chen compartilha com os seus três filhos: Matheus, Felipe e David. Para ele, a paternidade é uma fonte de carinho e motivação, trazendo alívio e propósito em sua profissão desafiadora. A trajetória de Joel Chen é de compromisso, serviço e amor: à família e a Mogi, refletindo sua dedicação em tornar Mogi das Cruzes um lugar mais seguro e acolhedor.

SAÚDE

"Nosso objetivo é aumentar a cobertura *da Atenção Primária em Saúde* e a acessibilidade dos serviços, garantindo atendimento de qualidade para todos os mogianos. Vamos continuar valorizando os profissionais de saúde, proporcionando-lhes condições de traba lho adequadas e oportunidades de desenvolvimento profissional. Com a modernização contínua e a incorpora ção de novas tecnologias, queremos criar um sistema de saúde eficiente e inclusivo, que atenda às necessidades da população de forma integral. Assim, Mogi das Cruzes pretende proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos".

EDUCAÇÃO

“Nosso objetivo é promover uma educação que, para além da construção dos saberes acadêmicos, amplie o repertório cultural, esportivo e social dos cidadãos mogianos, refletindo no crescimento dos índices de qualidade e eficiência educacional, bem como do desenvolvimento humano da cidade, uma formação sólida e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) defini dos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e com os compromissos pactuados no Plano Mogi 500 anos, que traz a diretriz de preparar a próxima geração. Vamos continuar investindo na infraestrutura das escolas, na formação dos professores e na incorporação de tecnologias educacionais”. 

SEGURANÇA

"Nosso foco será consolidar e expandir essas ações com mais totens de segurança, e a ampliação das câmeras de monitoramento com alta tecnologia e definição. Queremos fortalecer a segurança e a prevenção da violência, garantindo proteção e sensação de segurança para todos os mogianos, com atenção especial aos públicos mais vulneráveis, com o aumento do efetivo de guardas municipais, chegando a aproximadamente 600. A modernização das infraestruturas e a adoção de tecnologias inovadoras continuarão a ser prioritárias para aumentar a eficiência das forças de segurança", disse.

MOBILIDADE

“Está em andamento a revisão do plano de linhas do Sistema de Transporte Coletivo Municipal, com a prospecção de “Origem e Destino” e a revisão ou ampliação do modal atual de integração tarifária. No campo das melhorias urbanas e da expansão da malha viária, destacamos a adução, retificação e pavimentação de vias”, disse. Também nos planos continuar trabalhando pela integração com a CPTM, criar terminais de ônibus em Jundiapeba e Cezar de Souza, estimular o transporte coletivo nos grandes distritos, com transferência para ônibus que façam a ligação entre eles. 

EMPREGO

"Vamos consolidar o polo de inovação e tecnologia, tornando a cidade uma referência no setor, e potencializar áreas comerciais descentralizadas para melhorar a qualidade de vida nos bairros. Também incentivaremos novas empresas a consumir produtos e serviços locais e a contratar mogianos. Por meio do Crescer, ampliaremos parcerias de capacitação profissional para alinhar as habilidades da população com a demanda do mercado de trabalho", afirmou. Estímulo para empreendedores, facilitando a vinda de novas empresas, e incentivo ao comércio noturno na área central.

HABITAÇÃO

Dar continuidade ao cadastro do programa Mogi, Meu Lar, que poderá ser utilizado por qualquer empreendimento habitacional que venha a se instalar na cidade, assim como manter os projetos de regularização fundiária. O plano é nos próximos quatro anos alcançar a meta de 13 mil novas unidades habitacionais nas faixas 1, que contempla família mais vulneráveis, e faixa 1,5 do Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo o prefeito, o planejamento depende da velocidade e do interesse das empresas, que contam com subsídio do Estado e da União, e com isenção de impostos municipais.