Candidato à reeleição em Itaquaquecetuba, o prefeito Eduardo Boigues (PL) planeja dar continuidade aos projetos que, segundo ele, estão sendo bons e transformaram a realidade da cidade. Caso seja eleito para um segundo mandato, o foco também será reforçar o pacote de obras e garantir maior humanização da gestão.

“Itaquá passou mais de 20 anos abandonada, e, agora, nossa gestão conseguiu transformar a cidade para melhor, portanto, vamos prosseguir pautados neste trabalho inovador. O que está bom vai continuar. Sabemos, também, que há ainda desafios e trabalho a ser feito e todos os esforços serão empenhados neste sentido. Consideramos também fundamental ampliar a regularização fundiária, criar um pacote de obras mais robusto e promover a humanização da gestão para uma Itaquaquecetuba cada vez melhor para a sua população”, pontuou Boigues, que disputa a prefeitura ao lado do candidato a vice-prefeito em sua chapa Rogério Tarento (PSD).

Perfil 

Eduardo Boigues, candidato a prefeito
Eduardo Boigues Queroz tem 48 anos, é casado e tem dois filhos. É graduado em Direito e mestre em Direito Público.
Aos 21 anos, conquistou a carteira da OAB e aos 24 passou no concurso para delegado de polícia.
Atuou na região do ABC e em Suzano, antes de trabalhar por dez anos como delegado em Itaquaquecetuba, onde criou um Departamento de Homicídios. Ainda na carreira policial, também atuou no comando do Garra, em Mogi das Cruzes.
Disputou a Prefeitura de Itaquá, pela primeira vez, em 2016. Na época, teve 19.569 votos e ficou na segunda colocação.
Em 2018, e membro do RenovaBR, se candidatou a deputado estadual. Recebeu 48.456 votos, mas não se elegeu.
Em 2020, disputou de novo a Prefeitura de Itaquá e, dessa vez, venceu logo no primeiro turno, com 94.604 votos.

Rogério Tarento (PSD), candidato a vice
Rogério Pereira Maia Tarento tem 49 anos. É casado e tem três filhos. Advogado, é especialista em Direito Eleitoral e Processo Civil, formado pela Universidade Braz Cubas (UBC) e pela Pontifícia Universidade Católica, PUC.
Seu pai, João Capeola de Maia Tarento, foi o primeiro advogado de Itaquaquecetuba. Ele ainda foi o fundador da Tarento Imóveis
Rogério disputou a Prefeitura de Itaquaquecetuba em 2012, mas não se elegeu. Obteve 45.354 votos. Foi candidato a vice-prefeito na chapa do Delegado Eduardo Boigues em 2016.
Atuou como secretário municipal na Prefeitura de Poá-SP, nas pastas de Habitação e Chefia de Gabinete.
Entre 2021 e 2024, na gestão de Boigues, em Itaquaquecetuba, exerceu a Chefia de Gabinete e foi secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana.
 
Saúde:
“Vamos intensificar os esforços para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade infantil, por meio de melhores práticas de cuidados neonatais e treinamento especializado para profissionais de Saúde. Nosso objetivo é modernizar ainda mais o atendimento à população com um sistema informatizado em todas as unidades de Saúde com a implantação do Prontuário Eletrônico Único e software de gestão integrado, bem como a ampliação do sistema de informatização, de forma a interligar toda a rede de atenção à Saúde”.

Educação:
“Nosso plano de governo prevê prosseguir com a expansão da oferta de vagas nas creches e pré-escolas, melhorar a infraestrutura escolar e valorizar os profissionais da Educação. Planejamos atualizar o Plano Municipal de Educação e ampliar a educação integral, com trabalho conjunto com as diversas secretarias, para uma abordagem multidisciplinar. Temos a meta de implantar ao menos mais 12 unidades escolares na cidade”.

Segurança:
“Um dos destaques será a integração de câmeras de monitoramento com Inteligência Artificial. A junção destes sistemas trará maior agilidade no tempo de resposta diante de ocorrências. Mais câmeras de câmeras de monitoramento serão instaladas, bem como mais drones serão adquiridos para auxílio na vigilância do município. Nosso plano também prevê a realização de um novo concurso público para contratação de mais guardas municipais, aumentando, assim, o contingente da GCM e reforçando as ações de prevenção e combate ao crime dentro do município”.

Mobilidade Urbana:
“O transporte público foi totalmente transformado em Itaquaquecetuba nos últimos quatro anos. Portanto, vamos dar continuidade ao processo de modernização nesse setor, com ampliação da frota de ônibus com modelos elétricos e híbridos – o que também contribuirá na redução da poluição e otimizará o serviço. Implantaremos novas linhas para atender áreas com demanda crescente da cidade”.

Geração de Emprego:
“O plano de governo contempla a promoção da inovação local para atrair novos investimentos, com a expansão do setor de tecnologia da cidade. Nosso objetivo é criar um hub que ofereça suporte e infraestrutura para startups e empresas de base tecnológica. A ideia é ampliar o alcance do programa Via Rápida Empresa para cobrir mais áreas especializadas, para incentivo à abertura de negócios em setores emergentes, como energias renováveis e biotecnologia”.

Moradia:
“O programa Reurb Continuada será ampliado em todo o município. É essencial legalizar a posse de imóveis em áreas irregulares e promover a integração social, desenvolver as comunidades e dar dignidade às pessoas. Projetamos, para os próximos quatro anos, contemplar 30 mil famílias com a entrega de novas escrituras. Com isso, será possível reduzir o déficit e melhorar a qualidade de vida da população. O plano de governo inclui a construção de novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda e em situação de risco, por meio de parcerias com os governos estadual e federal”.