O clima seco e a poluição, comuns nesta estação do ano, prejudicam a saúde, principalmente das crianças, que, apesar de sentirem o mesmo calor que os adultos, se desidratam mais facilmente e são mais suscetíveis a doenças. O pediatra e neonatologista Jorge Huberman recomenda atenção na hora de sair para passear, escolher as roupas e na hora de dormir. 
"O tempo quente é um dos responsáveis pelo aumento nos casos de virose, diarreia e desidratação das crianças, por isso os pais precisam ficar atentos quanto à exposição ao sol. O hábito de sair sempre com uma garrafinha de água, suco ou água de coco para hidratar o filho e evitar o refrigerante já é um começo", alerta. 
Como a pele da criança é fina, as chances de sofrer uma insolação são maiores, assim o horário e a vestimenta devem ser observados. Saia na rua antes das 10 horas ou depois das 16 horas, além disso, use roupas frescas. "Roupas de algodão, linho ou claras são as ideais. E não se esqueça do protetor solar. Boné e óculos são bem-vindos", diz o pediatra.