O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação com exibições que acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil. E pela primeira vez, a Associação Cultural Opereta traz o evento para a cidade de Poá. Na próxima terça-feira, dia 28, às 19h, o público poderá conferir a Mostra Oficial, composta por uma hora de curtas brasileiro (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional) e é exibida simultaneamente em todas as cidades participantes do circuito, na mesma data, com entrada franca.

No último dia 21, o Espaço Opereta apresentou a Mostra Infantil e contou com a presença das crianças e adolescentes do Serviço Social Batuíra. Cerca de 60 pessoas participaram da atividade e conheceram um pouco das produções audiovisuais brasileiras.

Em 2025 o evento comemora 22 anos! A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 200 cidades de todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Neste ano, a organização recebeu a inscrição de 137 curtas-metragens de animação brasileiros para exibição nas Mostras Nacional e Infantil. Destes, foram selecionados pelo júri, 6 filmes para a Mostra Nacional (programação principal) e 7 para a Mostra Infantil (programação paralela). O júri, coordenado por Marcelo Marão, foi composto por diretores e diretoras que tiveram seus filmes exibidos no DIA em anos anteriores - Rebeca Nigri (RJ), Flávia Godoy (SP), Levi Magalhães (CE), Cecília Martinez (RS) e Amanda Pomar (MG).

A Mostra Internacional conta com um programa de 5 curtas metragens estrangeiros com filmes vindos da Argentina, Uruguai, Estônia, Irã e uma coprodução EUA e Brasil. A escolha foi feita a partir da curadoria do Diretor Marcelo Marão e da premiada diretora Rosana Urbes.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Histórico

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

Nesses 22 anos, o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na Chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão do DIA. Dar visibilidade para diretores brasileiros e mostrar a variedade de técnicas e narrativas possíveis nesta arte. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças, porém, ainda assim, fazendo questão de selecionar uma programação infantil com curtas de alta qualidade que é também uma maneira de formar público.

Todas as mostras têm aproximadamente uma hora de duração. Confira a listagem dos curtas de cada mostra.

MOSTRA NACIONAL
Classificação Indicativa – 14 Anos
Guaracy - Dir. Eliete Della Violla / Daniel Bruson
Medo De Cachorro - Dir. Italo Tapajós
Revoada -Dir. Tuan Fernandes / Gabrielle Neara / Dinora Melo
Pequeno B - Dir. Lucas Borges
Lapso - Dir. Mônica Moura
Kabuki - Dir. Tiago Minamisawa

MOSTRA INTERNACIONAL
Classificação Indicativa – 14 anos
Quma y las Bestias - Dir. Iván Stur + Javier Ignacio Luna Crook - Argentina
Impossible Journey - Dir. YUCA - EUA/BR
Amanecer - Dir. Clara Rodriguez de Almeida - Uruguai
L'amour en Plan - Dir. Claire Sichez - 14min - Estônia
Winter Memories - Dir. Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari - 9 min - Irã / República Islâmica

Confira as cidades participantes e horários em:
https://diadanimacao.com.br/#cidades

Mais Informações sobre os curtas metragens:
https://diadanimacao.com.br/filmes-2025

Redes sociais:
YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Instagram: https://www.instagram.com/diadanimacao/
Facebook: https://www.facebook.com/diainternacionaldanimacao

Mais Informações:
E-mail: contato@diadanimacao.com.br
Site: www.diadanimacao.com.br