A abertura do Festival de Inverno de Mogi das Cruzes 2025, realizada na noite desta sexta-feira (11/07), no Theatro Vasques, foi marcada por muita emoção e casa cheia. A apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil de Mogi das Cruzes, com o espetáculo Cine Concerto, encantou o público e lotou o teatro com um repertório vibrante de trilhas sonoras de filmes consagrados.
Com regência do maestro Lelis Gerson, os jovens músicos interpretaram clássicos como Star Wars, Os Vingadores, O Poderoso Chefão, Shrek e A Bela e a Fera, acompanhados de projeções no telão que ampliaram a experiência artística do público.
A apresentação marcou também a retomada da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, que integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente gerido pela Sinfônica Mogi.
O projeto, que está presente atualmente em 27 escolas municipais, com mais de 12 mil alunos atendidos, foi ampliado neste ano, passando de 20 para 27 escolas assistidas e o núcleo no Parque Leon Feffer, que por sua vez passou de 10485 para 12776 alunos assistidos.
“Foi uma noite de muita emoção. Ver nossas crianças e adolescentes da rede pública ocupando o palco com tanta qualidade e entusiasmo é a prova de que vale a pena investir na formação cultural desde cedo. A música transforma vidas, abre portas e prepara os jovens para o futuro — seja no palco ou em qualquer caminho que escolham”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata.
“A retomada da Banda Sinfônica é o símbolo de um novo tempo, em que cultura e educação caminham juntas. O Cine Concerto mostrou todo o potencial dos nossos talentos locais. O Festival de Inverno é um evento plural, pensado para todas as idades e bairros, com atividades gratuitas que descentralizam e democratizam o acesso à arte”, completou.
Mais de 60 atrações até 1º de agosto
O Festival de Inverno 2025 segue até o dia 1º de agosto, com mais de 60 atrações gratuitas, entre apresentações de música, teatro, dança, cinema, intervenções culturais, rodas de conversa, oficinas e workshops.
As atividades ocorrem em diversos pontos da cidade, incluindo praças públicas, centros culturais, teatros, escolas e igrejas, com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e alcançar públicos de todas as idades e regiões.
Fim de semana
Na manhã deste sábado, 12 de julho, das 10h às 13h, o Casarão do Carmo, localizado na Rua José Bonifácio, 516 – Centro, recebe o Workshop de Manipulação de Bonecos com a renomada Cia Noz. A atividade é gratuita e voltada a educadores, artistas, estudantes e interessados em teatro de animação. Com uma abordagem prática e interativa, o workshop apresenta técnicas fundamentais de manipulação de bonecos e objetos cênicos.
No período da tarde, às 16h, o Teatro Municipal de Mogi das Cruzes (Avenida Dr. Corrêa, 515 – Centro) abre suas portas para receber o espetáculo infantil "Papinha", da Cia Noz, em comemoração aos 20 anos do grupo. Com humor delicado e cenas poéticas, o espetáculo convida o público a mergulhar no universo da alimentação infantil, explorando com sensibilidade o vínculo entre pais e filhos. A peça utiliza bonecos e objetos cotidianos para criar uma narrativa visual acessível e emocionante. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes da apresentação. Classificação livre.
Ainda no sábado, às 19h, o bairro do Socorro será palco de um concerto especial na Igreja Nossa Senhora Santa Rita de Cássia, localizada na Rua Carneiro Leão, 108. O espetáculo terá a regência do maestro Cleber Felipe Harmon e participação do violonista internacional Lautaro Pérez Batalha, prometendo uma noite de contemplação musical e alta qualidade técnica. O repertório será composto por peças clássicas, interpretadas em um ambiente que une espiritualidade e arte. A entrada é livre, e a apresentação é indicada para todos os públicos.
No domingo, 13 de julho, a programação segue no Teatro Municipal de Mogi das Cruzes, às 16h, com mais um espetáculo da Cia Noz. Desta vez, o público poderá assistir a peça "Oras Bolas", também comemorativa aos 20 anos da companhia. A montagem aposta em uma linguagem não verbal, explorando o jogo cênico com bolas e objetos do cotidiano para criar um ambiente lúdico e encantador. Com uma estética visual poética, a peça conquista crianças e adultos com criatividade e sensibilidade. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes da sessão. Classificação livre.
A programação completa pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de Mogi das Cruzes: www.mogidascruzes.sp.gov.br.