Na sessão ordinária desta terça-feira (2), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, por unanimidade, a Moção de Aplausos e Congratulações (nº 146/2025) à Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, em reconhecimento à passagem do aniversário de 152 anos da instituição, celebrado em 7 de julho. A proposta foi de autoria da totalidade dos parlamentares.
A homenagem foi dirigida à provedora da entidade, Miriam Nogueira do Valle, e ao vice-provedor, Flávio Ferreira de Mattos, como representantes da atual gestão, e se estende a todo o corpo diretivo e aos profissionais que atuam no hospital.
Na justificativa da proposta, os vereadores destacaram que a Santa Casa é um dos principais pilares da saúde no município e em toda a região, sendo referência pela qualidade de seu atendimento e pela dedicação de seus colaboradores. “São 152 anos de superação de desafios, de cuidados e de trabalho incessante, guiados pelo amor, solidariedade, empatia e compromisso com a população mogiana”, afirma o texto da Moção.
Atualmente, a Santa Casa é considerada o maior Hospital Porta Aberta de Mogi das Cruzes, oferecendo serviços essenciais em diferentes especialidades médicas e contando com uma ampla estrutura e equipe técnica qualificada para o atendimento da comunidade.
Além de reforçar o reconhecimento da Câmara, a Moção será encaminhada a autoridades de diferentes esferas, entre elas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e a secretária municipal de Saúde, Rebeca Ribeiro Barufi Orechowski.
Com a aprovação, os vereadores ressaltaram a importância histórica e social da Santa Casa, que há mais de um século e meio atua de forma ininterrupta para garantir assistência médica de qualidade à população.
“Não poderíamos deixar de parabenizar os cento e cinquenta e dois anos da nossa Santa Casa. É um patrimônio que sempre ajudou a saúde do nosso município”, ressaltou Rodrigo Romão (PcdoB).
“A Santa Casa é muito importante para o município, mesmo na pandemia esteve no sufoco, na dificuldade e sempre de braços abertos pra receber não apenas os mogianos mas todos da nossa região”, complementou Juliano Botelho (PL).
“Quero também parabenizar a Santa Casa pelos cento e cinquenta e dois anos. Acompanho o trabalho da instituição há muitos anos. Não somente a nossa cidade, mas toda a região procura a Santa Casa de Mogi das Cruzes”, finalizou o presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL).