Seis encontros para discutir de inteligência artificial à autonomia feminina fazem parte da programação do Potência Negra, programa do Sebrae-SP lançado nesta quarta-feira, 30 de julho, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo promover o empreendedorismo como uma ferramenta de transformação social, incentivar e apoiar ativamente as mulheres negras em suas jornadas empreendedoras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.

O Potência Negra foi lançado em julho, no mês que é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 e que lembra a luta das mulheres negras na promoção de políticas que melhoram a qualidade de vida e contra às opressões de gênero e raça.

De acordo com a pesquisa O novo retrato do negro empreendedor brasileiro do Sebrae, as mulheres negras donas de negócios têm uma renda 27% menor que a de homens negros empreendedores, 47% menor que a de mulheres brancas empreendedoras e 61% menor que a de homens brancos empreendedores.

"Uma das formas de começar a mudar esse cenário e trabalhar dentro do negócio é a capacitação. O Potência Negra busca contribuir para a equidade racial e o empoderamento dessas empreendedoras, criando oportunidades para que elas possam prosperar em seus negócios e impactar suas comunidades de maneira positiva", ressaltou a gestora do Sebrae Delas Ana Flavia Silva.

Programação

A gestora do Sebrae Delas destacou que o conteúdo foi desenvolvido a partir das necessidades das empreendedoras e as palestrantes convidadas especialmente para a jornada de transformação. Outro ponto importante foi a definição do horário e uma aula por semana para que as interessadas possam se organizar para acompanhar a capacitação.

O programa prevê seis capacitações on-line, sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h. O primeiro tema, no dia 7 de agosto, será sobre Autonomia feminina: o corpo como lugar de decisão. Em seguida, no dia 14, será a vez de falar sobre Reconstrução como Raiz e Asas – Crescer com propósito. O terceiro encontro no dia 21 tem como tema: Quanto custa seu corre?. Economia criativa e negócios pretos serão abordados no dia 28.

Os dois encontros de setembro têm em comum o tema Conexões Negras. No dia 4 será a vez de falar sobre estratégia e presença digital e geração de negócios e conexões afro empreendedoras. E para finalizar, o programa encerra com ensinamentos sobre inteligência artificial.

Evento de lançamento

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, participou da abertura e destacou o trabalho do Sebrae Delas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino e o Potência Negra como uma iniciativa especial para o fortalecimento da mulher negra. "O Sebrae é um grande aliado para fazer o acolhimento e auxiliar nesse caminho tão difícil, que é empreender. Temos uma agenda importante, de transformação, de construir imagens, de fortalecer e divulgar empreendedoras", destacou.

A ação contou com o painel sobre "Negócios que inspiram, raízes que fortalecem" com a participação de Arina Gabriela, da Seja Sua Pele Cosméticos e Clínica Arina Gabriela; Samara Silva, da Madiba Pet; e Marcelo Arruda, CEO da startup Diversidade.io. O painel contou com a mediação da Daiane Gonçalves Ribeiro, analista de negócios do Sebrae-SP.

"Nós demoramos um pouco para ter segurança de que somos muito boas no que fazemos. Hoje estou para o jogo. Não dá para ficar só falando das dores. É preciso ser estratégico, falar do problema que eu resolvo e depois falar quem eu sou", afirmou Arina.

Samara, da Mandiba Pet, contou sua trajetória, como sua história de vida a fortalece e deu uma dica para as empreendedoras. "Passamos a vida inteira sendo testadas. Foquem no que vocês têm como habilidade, para que sejam melhores", ressaltou.

Marcelo Arruda destacou o trabalho da startup, que nasceu para gerar oportunidades de negócios e já contabilizou R$ 7 milhões em valores negociados, sendo R$ 4 milhões envolvendo mulheres negras. "Sem conhecimento é difícil quebrar barreiras. Nós, por DNA e cultura, somos empreendedores há muto tempo. O empreendedorismo está em nós. Acreditem na vocação", disse.

A palestra principal do evento foi realizada pela Lisiane Lemos, professora, palestrante, criadora de conteúdo e especialista em tecnologia e diversidade. O tema da discussão foi: "Eu sou o sonho mais ousados dos meus ancestrais – empreendedorismo construído no passado e vivido no futuro".

Lisiane mesclou o uso de Inteligência Artificial com personalidades e história para falar sobre inovação técnica, bem-estar, cooperativismo e negociação. "Usem a Inteligência Artificial, mas sejam donas do seu nome e da sua narrativa", ponderou.