Com meio milhão de habitantes, Itaquaquecetuba está entre as 49 cidades paulistas com as finanças aprovadas sem nenhum alerta por parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Isso significa que o município cumpriu com rigor a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que regra a aplicação de recursos públicos. No Alto Tietê, a cidade foi a única a passar pela aprovação dos fiscais sem nenhum apontamento quanto à condução da administração local.  

O levantamento é do próprio TCE-SP e tem como referência a fiscalização realizada nos primeiros quatro meses de 2025. No período, o Tribunal de Contas avaliou a gestão de todas as Prefeituras paulistas, exceto a da capital. De 644 cidades, 595 receberam alertas do órgão - o equivalente a 92% do total. 

Os apontamentos preveem que as administrações em inconformidade façam os ajustes necessários dentro do ano fiscal vigente, a fim de não cometerem novas infrações e terem, consequentemente, as contas reprovadas pelo órgão fiscalizador. Entre as irregularidades estão arrecadação abaixo do esperado e gastos excessivos. Os apontamentos estão disponíveis na plataforma Visão Social de Relatórios de Alertas (Visor) do TCE (https://painel.tce.sp.gov.br/pentaho/api/repos/%3Apublic%3AVisor%3Avisor.wcdf/generatedContent?userid=anony&password=zero). 

De acordo com o levantamento do Tribunal de Contas, Itaquá está no seleto grupo das 49 cidades que não recebeu alertas, ou seja, não há um só apontamento sobre irregularidades na gestão. Trata-se de importante indicador de aprovação das finanças e de eficiência na administração municipal. A cidade também é a única cidade do Alto Tietê, com as contas em ordem, sem qualquer tipo de objeção, segundo o órgão fiscalizador. Da região, dez municípios foram notificados, recebendo de dois a 11 alertas, cada.

Entre as 49 cidades com as finanças aprovadas sem apontamento dos auditores do Tribunal de Contas estão Americana, Holambra, Olímpia e Jaboticabal.