A Câmaral de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 20, a Moção n.º 82/2025, que apela para que seja disponibilizado soro antiofídico na Clínica Veterinária Municipal Caramelo. A iniciativa é da vereadora Priscila Yamagami (PP). Segundo os parlamentares, há uma crescente incidência de picadas de cobras venenosas em animais domésticos, principalmente cães, nas áreas rurais e de mata de Mogi das Cruzes.

"A ausência do soro antiofídico na rede pública veterinária tem resultado na morte de diversos animais, gerando dor e sofrimento a tutores que, na maioria das vezes, não têm condições de buscar socorro em clínicas particulares perder um animal por falta de atendimento adequado é uma tragédia que poderia ser evitada com a atuação eficiente do poder público", justifica Priscila.

Braz Cubas

Os vereadores aprovaram também o Projeto de Decreto Legislativo n.º 16/2025, que concede o "Título de Honra ao Mérito" ao Centro Universitário Braz Cubas. A propositura, de autoria do vereador Rodrigo Romão (PCdoB), reconhece a importância da instituição de ensino, que neste ano completa 85 anos.

A história do Centro Universitário Braz Cubas se inicia com o famoso Liceu Braz Cubas, fundado em 1940 e que na década de 60 se especializou na oferta de curso de Admissão, um preparatório para o curso Secundário, que na época era conhecido como Ginasial.

Mais tarde, a escola também passou a matricular alunos nos cursos de Pré-Primário, Primário, Ginasial, Técnico em Contabilidade e Normal. Em 1965, os mantenedores do Liceu Braz Cubas constituíram a Sociedade Civil de Educação Braz Cubas, por meio da qual implementaram a Faculdade de Direito.

"O Centro Universitário Braz Cubas proporciona ensino superior em praticamente todas as áreas do saber, além de cursos de pós-graduação. Além disso, a Braz Cubas foi recentemente reconhecida como uma das maiores instituições na formação de alunos na modalidade de Ensino a Distância", enfatiza o vereador Rodrigo Romão (PCdoB).

Utilidade pública

Destaque também na sessão para a aprovação do Projeto de Lei n.º 63/2025, que concede a classificação de utilidade pública à "Associação de Moradores Unidos do Jardim Juliana, Vila Pauliceia e Vila Nova Suissa". Também de autoria do vereador Rodrigo Romão (PCdoB), a propositura corrige o número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da instituição.