A Prefeitura de Suzano lançou nesta segunda-feira (5) o "Programa da Boa Visão", que terá como foco inicial a avaliação de 27 mil crianças, do G5 ao 3º ano do ensino fundamental. O planejamento do trabalho, que envolverá o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, foi apresentado no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, pelo prefeito Pedro Ishi e pela primeira-dama Déborah Raffoul Ishi.

A iniciativa terá como tema deste ano o lema "Cuidar dos olhos é cuidar do futuro", e deverá contemplar 11.500 alunos das escolas municipais, 15.060 das unidades estaduais de Suzano e outros 440 da rede de ensino do Serviço Social da Indústria (Sesi). Nesses locais, serão realizados pré-testes, que deverão ser iniciados nos próximos dias, para verificar quais estudantes precisam realizar um atendimento oftalmológico. As consultas deverão ser realizadas a partir de julho e os casos especiais serão acompanhados pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp).

Por conta da abrangência da iniciativa, o evento de apresentação contou com as presenças especiais para compor a mesa de autoridades os secretários municipais de Saúde, Diego Ferreira, e de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhaẽs. Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Artur Takayama, a coordenadora da Rede Sesi em Suzano, Leidiane Fukuhara, e a coordenadora dos anos iniciais da rede estadual, Claúdia Santana.

O programa prevê um pré-atendimento por parte dos profissionais das unidades de ensino, que participarão de um treinamento para aplicar o teste da acuidade visual com o objetivo de verificar sinais reveladores da saúde ocular. Esse instrumento será utilizado no processo relacionado à identificação precoce de alguma dificuldade na visão.

Conforme estimativa baseada em experiências anteriores, "entre 8 e 12 mil crianças deverão receber o atendimento por parte dos médicos, e, entre 4 a 6 mil deverão ser recomendadas a usar óculos", como dito pelo secretário Diego Ferreira. Vale ressaltar que a armação e as lentes serão confeccionadas de forma gratuita para os munícipes, que receberão em mãos os acessórios pelas equipes da Prefeitura de Suzano, nas próprias unidades de ensino.

A outra etapa do programa, que atende os munícipes da "Melhor Idade", será realizada posteriormente. A partir de setembro, está previsto o início das cirurgias de catarata e pterígio para aqueles pacientes que já começaram o tratamento durante a última edição do "Programa da Boa Visão", realizada ano passado.

Repercussão

Além das informações referentes ao programa, a atividade também ficou marcada por uma homenagem à diretora do Saspe, Beatriz Leite, a Bia, que vem conduzindo o trabalho nos últimos anos e, mais uma vez, estará diretamente envolvida em todas as ações que estão sendo executadas este ano.

Por isso, na oportunidade, a primeira-dama fez questão de compartilhar com os presentes uma menção positiva à conduta dela que foi registrada pela Ouvidoria Municipal. "Ao longo dos meses, os usuários têm manifestado elogios à servidora Bia pelo seu atendimento humanizado e acolhimento prestado à população", leu Déborah, que endossou essas palavras ao destacar que a iniciativa só vem sendo um sucesso por conta da empatia, carinho e amor das equipes da prefeitura.

O presidente da Câmara parabenizou a administração municipal pela organização de mais uma edição do programa. "Estamos muito satisfeitos em ver que Suzano está iniciando mais uma ação que beneficia milhares de munícipes em nossa cidade. Nós reconhecemos a importância deste trabalho e colocamos o Poder Legislativo municipal à disposição para o que for necessário", frisou Takayama.

Já o secretário de Saúde ressaltou a importância do acompanhamento da população em relação à saúde ocular. "A grande maioria das patologias oftalmológicas tem tratamento. Mas, para isso, nós temos de identificar os problemas de forma precoce, para que possamos indicar os procedimentos que são indicados em cada caso. Esse programa se desenvolverá ao longo de todo o ano, sempre com a participação da Saúde, para que possamos garantir o cuidado devido a todos", pontuou Ferreira.

Em sua fala, a secretária de Educação afirmou que o "Boa Visão" contribui significativamente com o aprendizado das crianças. "É uma iniciativa que complementa a rotina escolar, já que verifica quais alunos estão com dificuldades de enxergar. Assim, preservamos o desenvolvimento natural de cada um com os conhecimentos em cada série, garantindo mais qualidade nos estudos. Temos uma experiência exitosa com essa iniciativa, colhendo resultados satisfatórios", declarou Renata.

Por fim, o prefeito disse que a iniciativa se alinha ao propósito da administração municipal de melhorar a qualidade de vida da população e lembrou os resultados obtidos em ações anteriores. "Alcançaremos mais de 20 mil crianças da rede educacional de Suzano, que terão a oportunidade de verificar se precisam de consultas e de óculos. Nós garantiremos esses acessórios com recursos municipais e promoveremos mais condições para as crianças se desenvolverem da melhor forma possível. Ainda seguiremos com o programa nos próximos meses para contemplar os idosos com os atendimentos e as cirurgias, reforçando o sucesso de um programa que começou há 36 anos na cidade e fez história com o nosso sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi e a nossa sempre primeira-dama Larissa Ashiuchi, que promoveram um grande trabalho nesses últimos anos", sublinhou Pedro Ishi.

Presenças

Marcaram presença no lançamento do programa, os secretários municipais César Braga (Controladoria Geral do Município); Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social); Alex Santos (Governo); Paulo Pavione (Comunicação Pública); André Chiang (Meio Ambiente) e Cintia Lira (Administração).

Por parte da Casa de Leis, estiveram presentes os vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Denis Claudio da Silva, o Denis Filho do Pedrinho do Mercado; Benedito dos Santos Moraes, o Inhame; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; e José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira.