A circulação de trens na Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi normalizada nesta segunda-feira (19), após 46 dias de baldeações no trecho entre as estações Jundiapeba (Mogi das Cruzes) e Suzano. A paralisação parcial ocorreu devido a uma obra emergencial em uma ponte ferroviária danificada localizada logo após a estação Suzano. A retomada antecipada supera o prazo inicial previsto pela companhia, que estimava concluir os reparos somente em agosto.

Durante o período de obras, os passageiros que utilizam as estações Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes precisaram realizar baldeações em Suzano, causando aumento no tempo de viagem. A situação provocou críticas nas redes sociais e relatos também de falhas no sistema PAESE — plano emergencial com a utilização de ônibus para o acesso entre estações.

A CPTM informou em nota que construiu uma terceira linha de trilhos do lado oposto da ponte. Embora a circulação tenha sido restabelecida, a companhia destacou que serão realizados sete dias de testes operacionais no novo trecho, com velocidade reduzida como medida de segurança. As obras na ponte seguem em andamento.

A antecipação da normalização, de acordo com a autarquia, se deve ao empenho das equipes de manutenção e operação. Segundo a companhia, a nova via garante a continuidade dos serviços com segurança, permitindo também a finalização dos reparos na estrutura danificada.