Comandada por um casal de Mogi das Cruzes, a ONG Soul Bilíngue completou, no mês passado, sete anos de atuação com a missão de democratizar o ensino de inglês e o intercâmbio no exterior para jovens de baixa renda. A iniciativa já impactou mais de 3,5 mil estudantes, mobilizou cerca de 4 mil voluntários e concedeu 124 bolsas internacionais — sendo 28 apenas no ano passado, um recorde. Nesta terça-feira (20), novas vagas para o programa serão abertas, com prazo de inscrição até 10 de junho. 

Ariane Noronha, fundadora e CEO, e Will Almeida, Diretor de Operações, ambos jornalistas, comandam a Soul Bilíngue. Com quase uma década de trajetória, a organização colhe frutos em forma de reconhecimento e planeja expansão, alcançando mais territórios para transformar o Brasil em um país bilíngue. 

Um dos momentos marcantes da história da ONG foi a participação no quadro "The Wall", do programa Domingão com Huck (TV Globo), exibido em janeiro deste ano. Na ocasião, eles conquistaram a premiação de R$ 324.709 e aproveitaram a visibilidade para apresentar o trabalho da Soul Bilíngue a todo o país. “A Soul Bilíngue é feita de sonhos e continuamos sonhando”, resume Almeida, atual Diretor de Operações da ONG.

Apesar da exposição, Almeida avalia que a participação no Domingão não alterou de forma imediata a rotina da organização, mas houve, sim, impactos positivos. “O ponto alto foi o aumento da credibilidade. O programa teve esse poder de credibilizar”, reflete Almeida. Logo após a transmissão, a procura por informações sobre a ONG disparou. “Temos sentido mais abertura na busca por parceiros. A principal mudança que sentimos foi no interesse das pessoas. Nossa página do Instagram passou de 24 mil para 60 mil seguidores. Com tudo isso, nossa responsabilidade só aumentou”, disse o diretor. "Quase todos os dias chegam mensagens no nosso inbox, de pessoas que querem se inscrever ou ser voluntárias. Na semana do programa, recebemos cerca de 800 e-mails. Muitas histórias emocionaram. Recebemos relatos sobre sonhos e superação", relembra.

O reconhecimento, segundo ele, não começou agora. A ONG já havia sido premiada antes. Em 2022, foi eleita uma das TOP 10 ONGs de Pequeno Porte do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs.

Expansão

Agora, a Soul Bilíngue segue focada no crescimento, com aposta em tecnologia e escalabilidade. “Estamos em processo de escala, aumentando o número de estudantes. Isso exige planejamento”, explica Almeida. Ele conta que investir em ferramentas tecnológicas é fundamental para aumentar a eficiência da equipe, otimizar processos e ampliar a capacidade analítica, permitindo atender mais alunos com qualidade.

Almeida destaca ainda que o crescimento precisa ser responsável: “Temos duas formas de aumentar o número de alunos atendidos: escalando com contratação de pessoas, o que encarece muito a operação, ou aproveitando o que a tecnologia oferece, que proporciona mais qualidade de tempo para a equipe. Crescer é algo que precisa de planejamento. Construir credibilidade leva tempo; perder é rápido.”

O objetivo é alcançar mais pessoas e territórios com a metodologia Soul Bilíngue, que trabalha o desenvolvimento linguístico, intercultural e emocional de jovens brasileiros que estudaram na rede pública. Com metodologia gamificada, o aluno é o protagonista. Ele aprende inglês, explora novas culturas, participa de mentorias exclusivas e conta com apoio psicológico. Os mais dedicados acumulam pontos e conquistam bolsas de intercâmbio internacionais. Almeida reforça que o programa exige persistência: “As pessoas se inscrevem sem saber se vão conseguir a bolsa, mas insistem.”

Ao longo de sete anos, segundo o diretor, 3.500 alunos já passaram pela ONG, mais de 4 mil voluntários e 124 bolsas foram distribuídas até o momento. No final do próximo mês serão entregues mais 8 bolsas, e dessas 120 pessoas, 60 já viajaram. Até o final do ano, 26 embarques estão confirmados, e o número deve subir para cerca de 80. “No ano passado, batemos recorde com 28 pessoas enviadas ao exterior”, destacou Almeida, e segundo ele, o objetivo agora é eliminar a fila de espera, ainda consequência da pandemia: “O ideal é que o aluno conclua o programa e, em seguida, embarque”, concluiu.

Experiência transformadora

Criada a partir da experiência de intercâmbio da fundadora Ariane Noronha, a Soul Bilíngue tem ajudado jovens de todo o Brasil a acessarem oportunidades no exterior. “A gente enfrentou vários altos e baixos. Empreender não é uma tarefa fácil. Mas tem sido algo muito gratificante porque temos notado o impacto na vida das pessoas, no sentido de transformação social. As pessoas que passam pela Soul Bilíngue passam a enxergar o mundo além de seu bairro, de que existem outros caminhos, outras possibilidades, de que o inglês é uma ferramenta de ascensão social. Ela passa a compreender o mundo de uma outra forma quando fala um outro idioma e também quando pisa em um outro território", afirmou Ariane.

Para quem quer aprender uma nova língua e mudar sua realidade, ela recomenda: “O primeiro de tudo, se tiver entre 18 e 29 anos e tiver vindo da rede pública de ensino, é se inscrever na Soul Bilíngue, porque conectamos brasileiros e estrangeiros pelo mundo, temos professores, eventos.”

A Soul, segundo a fundadora, tem a missão de tornar o Brasil bilíngue e totalmente conectado: "Para isso, entendemos que precisamos investir em tecnologia. A nossa metodologia é gamificada — o jovem joga enquanto aprende. Queremos melhorar as nossas ferramentas tecnológicas para reduzir o trabalho manual que temos hoje, deixar mais automatizado e escalar a Soul para mais territórios brasileiros.”

CEO da ONG, ela será uma das palestrantes da primeira edição do TEDx Guararema, que acontece no dia 31 de maio, no Cine Guararema. Com o tema “Repensando Conexões”, o evento gratuito conta com apoio da Prefeitura e reunirá nomes que discutem inovação, propósito e vínculos humanos. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla: sympla.com.br/evento/tedxguararema-2025-repensando-conexoes/2913510. É solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade da cidade.

Inscrições 

As novas inscrições para as turmas da Soul Bilíngue estarão abertas de hoje até 10 de junho, e podem ser feitas pelo site da ONG (www.soulbilingue.com), na aba “Entre no game”. Para participar, é necessário ter entre 18 e 29 anos, ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ter renda per capita de até dois salários mínimos e residir em qualquer lugar do Brasil. Os interessados devem consultar os demais requisitos e regras no site.

Sendo aprovado no processo seletivo, o programa não tem custo para os estudantes. O único valor pago é a taxa social de inscrição de R$ 30.