O Sebrae-SP no Alto Tietê marca presença no 38º Festival de Outono Akimatsuri, em Mogi das Cruzes, com um espaço vibrante que abriga 28 expositores dos setores de agronegócio, turismo, artesanato e inclusão produtiva. No primeiro fim de semana do evento, mais de 10 mil visitantes passaram pela área, consumindo produtos locais e promovendo novos negócios. A festividade continua no próximo fim de semana, nos dias 12 e 13 de abril. 

A abertura oficial do Akimatsuri ocorreu no último sábado (5), promovida pela diretoria do Bunkyo Mogi das Cruzes, realizadora do evento. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e convidados. Durante a solenidade, a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, ressaltou a importância do festival como uma alavanca para os negócios locais. 

"Nesta edição, o Akimatsuri traz o tema Heisei, que significa 'paz em todos os lugares', refletindo a união de forças e a prosperidade — pilares dos ideais do Sebrae-SP. Contribuir com este festival é apoiar a criação de oportunidades, geração de renda e visibilidade para os pequenos negócios", afirmou. 

O espaço do Sebrae-SP está localizado no pavilhão agrícola do Akimatsuri e oferece uma grande variedade de produtos, que vão desde cachaças e verduras frescas até artesanatos locais, alimentos típicos da região e opções de passeios turísticos.

A empreendedora Vanessa de Souza Martins, proprietária da Pink Blue, destacou as possibilidades geradas pelo evento. "Essa é uma oportunidade única, pois após a feira muitas pessoas entram em contato para encomendar nossos produtos e conhecer mais sobre o nosso trabalho", afirmou Vanessa, que trabalha com itens produzidos com miçangas. 

O produtor rural Roberto Morais, proprietário do Apiários Polemel, de Salesópolis, comentou sobre a importância do evento para a expansão de novos mercados. "Nossos produtos possuem o selo de inspeção, uma conquista recente que agrega valor, credibilidade e gera mais confiança nos clientes. Estamos abrindo as portas da propriedade com o turismo rural, e a proposta da feira é muito interessante, pois além das vendas aos visitantes temos a possibilidade de gerar negócios com potenciais empresas parceiras", apontou. 

Já o produtor cultural e audiovisual, Paulo Ferreira, proprietário da Paulo Ferreira Produções, destacou o papel do Akimatsuri na divulgação da arte local. "O festival é excelente não só para a comercialização, mas para contatos, divulgação e comoção do nosso trabalho de arte, de cultura, dos projetos e da economia criativa", disse. 

O Akimatsuri ocorre no Centro Esportivo Bunkyo, localizado na Avenida Japão, 5.919, Porteira Preta, Mogi das Cruzes.