A Prefeitura de Poá, em parceria com o Governo do Estado e a Sabesp, oficializou as primeiras ligações de água em residências da Vila São Francisco nesta quinta-feira (27). A ação completa atenderá mais de 700 famílias. Segundo o prefeito de Poá, Saulo Souza, os investimentos provenientes da Sabesp para infraestrutura e instalação de relógios foi de R$ 1,5 milhão.
“Estamos comemorando a chegada da dignidade ao bairro da Vila São Francisco. A chegada da água oficial simboliza vida, respeito e esperança”, ressaltou o prefeito. O bairro também será contemplado, segundo ele, com saneamento básico, iluminação pública, guias, sarjetas, asfalto, obras de drenagem e a segunda fase de regularização fundiária. Além disso, também está sendo estudada áreas para construção de uma creche e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
De acordo com o gerente de Departamento SAC Leste da Sabesp, Leonard Camargo Freire de Almeida, também presente no evento, com a conclusão da obra, Poá pode se decretar universalizada na distribuição de água, sendo a primeira cidade do Alto Tietê. "Nos próximos anos, até 2029, será universalizado a rede de esgoto e a cidade estará 100% universalizada. Isso é dignidade, saúde e respeito para população”, comentou.
Investimentos
O prefeito também anunciou novos investimentos para cidade que foram conquistados junto ao governador Tarcísio de Freitas, que esteve nesta semana duas vezes na região, na terça-feira (25), em Mogi das Cruzes, para a inauguração da Praça da Cidadania, e na quarta-feira, em Suzano, para a entrega de imóveis. Poá também contará com uma Praça da Cidadania e com 120 unidades habitacionais da Companhia de Desenvolvimento habitacional e Urbano (CDHU). “Estamos há muitos anos sem ter voz, e estamos levantando as nossas áreas para poder construir esse empreendimento do CDHU e a nossa Praça da Cidadania”, destacou Saulo.
A chegada da água é o começo de melhorias para o bairro, segundo o prefeito, que devem incluir também, rede de esgoto, guias, sarjetas, asfalto, posto de saúde e uma creche. "Estamos caminhando para 100% de abastecimento de água aqui na cidade, e hoje mais de 700 famílias estão sendo contempladas com a chegada da água, são cinco quilômetros de rede implantadas. É mais dignidade, qualidade de vida, um direito básico elementar”, concluiu.
Os moradores acompanharam a ligação de água nas primeiras residências. “É uma maravilha a chegada da água. A gente estava precisando mesmo, agora temos nossa própria água e vai ser maravilhoso”, finalizou Maria Conceição Alves, de 53 anos, que mora na Vila São Francisco há 15 anos.