A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas. No Alto Tietê são 18 estudantes. 

Gabriel Costa do Nascimento, de 16 anos de idade, é um dos selecionados do Alto Tietê. No intercâmbio, ele viajará para a Austrália. Matriculado na Escola Estadual Bertha Correa e Castro da Rocha, em Poá, atualmente ele mora com a irmã Nívea, a quem considera e nomeia como mãe, porque o criou desde que a mãe de ambos faleceu. “Ela faz tudo por mim e nunca me obrigou a estudar, mas sei que, selecionado para o intercâmbio, poderei dar uma vida melhor pra ela no futuro”, diz sobre a mãe de criação, que é operadora de caixa.

Gabriel é apaixonado por inglês desde mais novo e fã de WWE  — uma modalidade de luta na maioria das vezes narrada na língua inglesa. Ele conta que, apesar de se considerar um aluno esforçado, mudou após o lançamento do programa com a possibilidade mais próxima de uma viagem internacional. “O Prontos pro Mundo me deu um gás para me dedicar ainda mais. Desde o ano passado me tornei o primeiro e o último a sair da escola e não ia nem aos passeios para poder estudar”, conta.

Também do Alto Tietê, a estudante Ana Carolina Miranda Garcia, de Suzano, matriculada na Escola Estadual Professor David Jorge Curi,  vai para o Canadá. “Minha família está apoiando o meu intercâmbio mais do que tudo. Eles querem muito que eu viaje. Essa será a minha primeira viagem de avião”, explica.

“Quero aperfeiçoar o meu inglês, ter mais conhecimentos sobre a língua e a cultura do país, mas também espero me divertir e estudar muito para quando voltar ao Brasil conseguir agregar em muitas áreas do currículo. Meu sonho é um dia voltar e depois trabalhar no exterior”. Para o futuro, ela também espera trabalhar com tecnologia da informação ou ser perita criminal. Além de inglês, Ana também é boa aluna matemática e foi medalhista de prata da Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais) em 2024.

Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/

A proposta da Seduc-SP é selecionar estudantes de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.