As famílias que estavam abrigadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em virtude das chuvas do último final de semana já começaram a voltar para suas casas. Até a tarde desta terça-feira (04/02), quatro famílias do Jardim Santos Dumont, totalizando 17 pessoas, já haviam deixado o abrigo provisório organizado pela administração municipal. Outras duas famílias, que somam cinco pessoas, permanecem recebendo acolhimento e recebem acompanhamento de agentes sociais e também da Guarda Municipal.
Os moradores puderam voltar para suas casas após a diminuição no nível da água no bairro. Elas estão recebendo acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e doações de mantimentos, água potável, além de colchões, produtos de limpeza e de higiene pessoal.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes pede a colaboração da comunidade na doação desses itens, por meio de campanha conduzida pelo Fundo Social. Os itens podem ser entregues diretamente na sede do Fundo Social, no primeiro andar do prédio-sede da Prefeitura, ou no Tiro de Guerra. Quem precisar de retirada das arrecadações deve fazer contato telefônico, pelo 4798-6365.
A Defesa Civil de Mogi das Cruzes também mantém o monitoramento das áreas mais críticas da cidade, dentro da Operação Verão. Neste trabalho, ações prioritárias estão sendo feitas em bairros como o Jardim Aeroporto, Santos Dumont e Jardim Layr. Estes bairros margeiam o córrego Oropó, que transbordou.
Um Sistema de Alerta para a população foi implantado pela Defesa Civil, e traz informações sobre as chuvas, pontos de atenção e orientações específicas para regiões afetadas na cidade. Para ter acesso, os mogianos devem se cadastrar via SMS, enviando uma mensagem para o número 40199, e informando o seu CEP. O serviço é semelhante ao realizado pelo órgão do Estado, mas enviará alertas específicos para os bairros e regiões de Mogi das Cruzes, de acordo com as informações das previsões climáticas.
Para registros de ocorrências ou situações de emergências, a população pode entrar em contato com Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas e os telefones estão disponíveis 24 horas por dia.