O Governo de São Paulo vai expandir o transporte sobre trilhos nos próximos anos com o programa SP nos Trilhos para atender regiões onde a população gasta muito tempo para se locomover. A Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô de São Paulo, divulgada nesta semana, revelou que cidades como Guarulhos, Itaquaquecetuba, estão entre os maiores tempos de deslocamento por transporte coletivo. O programa SP nos Trilhos possui 40 projetos de expansão.

“Os programas do governo estão alinhados com as necessidades de enfrentamento das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, de melhoria da produtividade, redução de congestionamentos e liberação do espaço urbano para medidas de resiliência”, afirma Luiz Antonio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô.

Os moradores de Itaquá gastam cerca de 84 minutos no transporte coletivo. A região será beneficiada pela concessão do Lote Alto Tietê. Um dos projetos é a reconstrução da estação Itaquaquecetuba, da Linha 12-Safira. Outra região beneficiada é Bonsucesso, onde o tempo de deslocamento médio é de 72 minutos para viagens com transporte coletivo. A região será atendida pela Linha 13-Jade.

Mogi das Cruzes também se destaca com 65,8 mil viagens diárias por transporte individual. A região será beneficiada pela concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

Concessão

A concessão do Lote Alto Tietê, das Linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos, prevê a construção pela futura concessionária de 8 novas estações e a reforma de 24 estações já existentes nos três ramais. As novas estações são demandas antigas da população local e permitirão a ampliação de mais de 25 km em trilhos.

A Linha 11-Coral ganhará 4 km de extensão, chegando até a Estação César de Souza, em Mogi, além da extensão do serviço até a Barra Funda. O ramal também ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

Já a Linha 12-Safira ganhará 2,7 km de novos trilhos e chegará até Suzano. Com duas novas estações, a linha terá integração com a Linha 13 e outra com a Linha 2-Verde de metrô. Além dessas, uma estação será reconstruída e outras 12 reformadas.

A Linha 13-Jade terá seis novas estações e ganhará 15,6 km de novos trilhos, chegando até a região de Bonsucesso e Gabriela Mistral, duas demandas antigas da população. Três estações também serão reformadas.

A concessão do Lote Alto Tietê tem caráter social de atendimento à Zona Leste, região com grande déficit de transporte na Região Metropolitana de São Paulo e que conta com mais de 4,6 milhões de habitantes, com deslocamento pendular.

Além dessas obras, o escopo prevê investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de equipamentos e sistemas. Ao todo, serão R$ 14,3 bilhões em investimentos e melhorias para a população e usuários das três linhas que, juntas, devem transportar 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil até 2040.

Todas as melhorias previstas e investimentos que serão realizados, separados por ramal ferroviário, estão disponíveis na página do projeto que pode ser acessada clicando aqui (https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/lote-alto-tiete/)