Fortes chuvas atingiram ao menos nove cidades de Santa Catarina na última quinta-feira (16), deixando ao menos 781 pessoas desabrigadas, segundo a Secretaria Estadual da Proteção e Defesa Civil. O mogiano Plínio Boucault, de 36 anos, que mora em Itapema - uma das cidades atingidas pelas chuvas, auxiliou no resgate de pessoas e animais, ao lado de um grupo de amigos e empresários. 

Plínio faz parte da instituição sem fins lucrativos Amigos do Vale. O grupo, criado em Itapema há 2 anos, tem o objetivo de realizar ações em situações de desastres naturais. A instituição atua nas frentes de resgate, envio de doações emergenciais e de reestruturação das áreas atingidas. “Não conseguimos nem mensurar quantas pessoas já ajudamos. Não fazemos contagem dos resgates, mas foram muitas famílias, idosos e animais”, comentou. 

O voluntário explica que trabalha diretamente nos resgates. “Nos juntamos com o que temos, barcos, coletes, roupa de borracha, nos unimos e fazemos o resgate. Eu faço esse primeiro resgate que é na água, a ONG continua com a parte de arrecadações e limpeza. O grupo faz o trabalho do início ao fim, e eu fico na parte do resgate”.   

“Eu me sinto muito bem podendo ajudar. Paro um pouco o meu trabalho para poder contribuir com a população e acredito que os outros voluntários também. E os trabalhos vão continuar até não existir mais necessidade, fazendo o máximo que pudermos, pedindo arrecadações. Fazemos também arrecadações para comprar coisas que auxiliam nos resgates, como barcos, motores e acessórios”, acrescentou. 

O grupo já atuou em quatro enchentes: São João Batista - SC (2022), Camboriú - SC (2022), Taió - SC (2023), e no Rio Grande do Sul (2024). Segundo Plínio, as demandas de Itapema já foram atendidas, pois conseguiram receber diversas doações. 

 “É muito gratificante, tenho sempre o apoio da minha esposa, a Laís Novaes Boucault, que fica tensa em casa, mas me apoia porque sabe que tem gente que precisa. Sempre que houver necessidade, com certeza, estaremos atuando”, declarou. “Sou grato pela minha esposa e pelo Leandro Gallas que me juntou aos Amigos do Vale. E seguimos, sempre que precisar estaremos aí pelo estado e atuando fora dele também”, finalizou. 

Mais informações sobre a organização Amigos do Vale podem ser obtidas pelo Instagram @amigosdovale.ong.br.