O prefeito eleito de Suzano, Pedro Ishi (PL), e o vice-prefeito, Said Raful (PSD), foram diplomados nesta segunda-feira (16), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, juntamente com os 19 vereadores eleitos para a 19ª legislatura da cidade. Com a cerimônia, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo. O atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL); o juiz eleitoral da 181ª Zona Eleitoral, Eduardo Calvert, e outras autoridades estiveram presentes no evento. 

Para Calvert, o ano de 2024 foi especialmente difícil no cenário político. "Assistimos uma escalada no discurso extremista, no uso da violência de várias formas e formatos no âmbito de disputas eleitorais. Mas, felizmente Suzano foi uma ilha de tranquilidade no meio dessa tormenta. Tivemos uma disputa eleitoral limpa na nossa cidade, sem episódios de violência, sem excesso de qualquer tipo, com ênfase nas propostas dos candidatos para melhorias da nossa população”, salientou o juiz eleitoral, que é responsável pelo registro de candidaturas no munícipio.

“Quero cumprimentar esses vereadores que hoje receberão de forma merecida a sua diplomação, por conta de sua história, de suas caminhadas, são várias histórias, vitórias, demonstrações de dedicação à cidade de Suzano. Então, eu peço que continuem com a união e juntos com nosso poder Executivo”, comentou Ashiuchi. “O nosso prefeito eleito Pedro Ishi, sua esposa Débora, o Said Raful, a Heloísa, na mão desses dois casais estará a continuidade do trabalho que fizemos aqui na cidade”, completou. 

Foram diplomados os vereadores eleitos: Adilson de Lima Franco (União), o Adilson Horse; André Chiang (PL); André Dourado (PT); André Marcos de Abreu (PSD), o Pacola; Artur Takayama (PL); Benedito dos Santos Moraes (MDB), o Inhame; Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado; Dirceu Carlos da Silva (Republicanos); o filho do Carlão da Limpeza; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Jaime Siunte (Avante); João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo; José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira; Josias Ferreira da Silva (PC do B), o Josias Mineiro; Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG; Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt; Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena; Max Eleno Benedito (PL), o Max do Futebol; e Rogerio Castilho (PSB).

Plano de 100 dias 

Pedro Ishi afirmou que a transição de governo está sendo tranquila, tendo em vista que é uma gestão de continuidade e já estava por dentro de tudo que a prefeitura vinha construindo. “O secretariado do Rodrigo é um time que fez a diferença na cidade e como falamos, é um governo de continuidade. Então vamos manter o secretariado que estiver junto conosco nessa mesma linha de trabalho”, comentou o prefeito eleito. 

“Temos uma análise de governo que é a nossa primeira projeção de 100 dias, então vamos fazer um desenho, um balanço de 100 dias para que a gente possa entregar obras importantes. Nós temos escolas para entregar, Unidades Básicas de Saúde, então estamos fazendo esse balanço para que possamos apresentar no primeiro projeto”, esclareceu Pedro Ishi. 

Ashiuchi

No evento, Ashiuchi fez um balanço de sua gestão em entrevista à Imprensa. “Eu e a Larissa saímos pela porta da frente, é um sentimento muito grande de dever cumprido. Foram mais de 145 obras, muitas deixando encaminhadas para o Pedro e para o Said, que tenho certeza de que vão fazer um grande trabalho para continuar. E eu entrego a prefeitura muito melhor que herdei em 2017”, afirmou o prefeito. 

O prefeito, que finaliza o segundo mandato, afirmou ainda que a alça de acesso do Rodoanel deve ser entregue na próxima gestão. “A sonhada alça do Rodoanel, já deixamos muito encaminhado e vai ser entregue na gestão deles. Eu acho que vai ser um divisor de águas, mais uma junto com a Roberto Simonsen, o Hospital Federal, o terminal e a UPA de Palmeiras, junto com tantas obras que nós deixamos. Essa vai ser um divisor de águas para Poá, Itaquá, Ferraz e principalmente para Suzano”, completou Ashiuchi. 

*Texto supervisionado pelo editor.