O prefeito eleito de Suzano, Pedro Ishi (PL), anunciou nesta terça-feira (17) dois novos secretários para a sua gestão à frente da Prefeitura de Suzano entre 2025 e 2028. A advogada Cintia Lira está confirmada como secretária de Administração, representa a continuidade de uma liderança feminina no poder público, afinal, a profissional completará 12 anos como titular da pasta no próximo dia 1º de janeiro. O atual titular da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, também seguirá no cargo.

Cintia seguirá buscando inovações nos procedimentos internos do governo e melhorias para os servidores. Bacharel em Ciências Jurídicas com pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral e MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, a advogada suzanense atua profissionalmente desde o final da década de 1990, tendo iniciado sua carreira pública como diretora-adjunta da Câmara de Suzano em 1997, agregando ainda 11 anos de experiência nas áreas Cível e Trabalhista por meio de seu escritório particular. 

No início da década de 2010, trabalhou como assessora parlamentar do deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, antes de assumir a secretaria de Administração de Suzano em janeiro de 2013, ocupando o mesmo cargo desde então. Ao longo da carreira, conquistou ainda prêmios por sua contribuição às mulheres suzanenses, incluindo a medalha Vereadora Augustinha Raphaela Malda Molteni, entregue pelo Legislativo em 2023.

Ao longo desta trajetória, a profissional pôde contribuir com diversos avanços na máquina pública. A exemplo, na gestão Rodrigo Ashiuchi, Cintia liderou a Administração na criação do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) que, desde 2019, realizou mais de 14,5 mil atendimentos, e na implementação do "Programa de Governança Digital e Gestão Sem Papel", iniciativa que, visando a desburocratização dos processos administrativos, propiciou a redução de 47 toneladas de papel em seis anos, a viabilização de 570 mil processos digitais, a economia anual de R$ 1 milhão com o uso do Diário de Classe Digital na Secretaria Municipal de Educação e o estabelecimento de um prontuário eletrônico dos 5,6 mil servidores municipais. 

Outras conquistas de Cintia foram a instituição de projetos de acolhimento dos servidores, como o "Amigo, Estou Aqui", voltado aos profissionais em via de aposentadoria; a valorização dos estagiários com o pagamento de bolsa-auxílio e vale-refeição aos aspirantes e o trabalho de renovação do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, com a criação de uma nova recepção com controle de acesso e catracas eletrônicas e um novo espaço para alimentação no piso térreo.

Cintia exaltou o trabalho da gestão Rodrigo Ashiuchi e afirmou estar honrada em poder seguir fazendo parte do governo com Pedro Ishi no comando. "Colaborar com o desenvolvimento da minha cidade é uma das maiores felicidades da minha vida e, ao longo desses meus anos na Administração, minhas equipes e eu pudemos fazer a diferença, em especial no governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi, proporcionando avanços à cidade e à gestão municipal. Fico feliz em contar com a confiança do Pedro Ishi para o seu mandato, seguirei empenhada e dando o meu melhor pela cidade", apontou a secretária.

Já Pedro Ishi relatou que, em sua carreira pública, sempre contou com a parceria e a experiência de Cintia no dia a dia, sendo este um dos fatores que colaborou para a sua escolha. "A confiança no empenho e no trabalho é um ponto primordial no meu critério de seleção dos secretários da gestão e, neste contexto, a Cintia é uma profissional extremamente capacitada que, além de muito técnica, também conhece muito sobre os procedimentos internos da prefeitura e a forma como podemos otimizá-los. Será um prazer contar com todo esse conhecimento no governo", disse.

Ashiuchi, que, a duas semanas do fim de seu segundo mandato, segue apresentando conquistas pela cidade e aponta que o trabalho e a determinação de Cintia foram decisivos para que ela tenha sido a sua única secretária de Administração ao longo de seus oito anos no Executivo. "As conquistas falam por si só, pois entregar uma Prefeitura de Suzano mais ágil, efetiva e, principalmente, mais humanizada, é fruto direto de seus constantes esforços na busca por projetos de capacitação, acolhimento, orientação e desenvolvimento de estratégias que nos propiciaram, por exemplo, resultados de destaque com uma gestão sem papel que tornou-se exemplo de sustentabilidade e praticidade. A Secretaria de Administração seguirá em ótimas mãos", concluiu.

Assistência 

Titular da Assistência e Desenvolvimento Social desde o início de 2021, Garippo é biólogo e zootecnista por formação, contudo, sua trajetória profissional é marcada pelo serviço social. No início de carreira, foi técnico de laboratório do Instituto da Criança e docente na rede estadual de ensino, tendo a possibilidade de acompanhar a realidade de múltiplas famílias da Grande São Paulo, motivando-o a concorrer e vencer a eleição para atuar como conselheiro tutelar em Poá.

Em 2005, deu início a sua caminhada no poder público suzanense como diretor na Secretaria de Cultura, ocupando ainda outros cargos como diretor de Planejamento (2009 a 2010) e de Agricultura e Abastecimento (2011 a 2012), além de chefe de Gabinete na Câmara de Suzano (2014 a 2016). Com anos de experiência, ele recebeu o convite do então recém-eleito Rodrigo Ashiuchi para retornar à Cultura como secretário em 2017, exercendo a função até 2021, quando foi nomeado titular da Assistência e Desenvolvimento Social.

Garippo teve colaboração direta para a conquista de uma série de avanços na pasta. Um dos principais feitos foi a descentralização do serviço de atendimento do Cadastro Único com a criação de cinco polos (Jardim Gardênia Azul, Casa Branca, Centro, Palmeiras e Boa Vista) que possibilitou que 25 mil famílias tivessem acesso ao Bolsa Família e mais 9 mil pudessem contar com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Outros progressos de sua gestão na pasta incluem a reforma de equipamentos voltados ao atendimento à população; a ampliação das vagas no acolhimento de crianças, pessoas com deficiência (PCD) e pessoas em situação de rua; a realização de formações para munícipes em condição de vulnerabilidade que buscam entrar no mercado de trabalho; ações de acolhimento às vítimas de violência doméstica; a garantia do pleno diálogo com a sociedade por meio dos seis conselhos municipais vinculados à pasta; a criação de serviços específicos ao público PCD, como a emissão da carteirinha de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA); mais facilidade no acesso ao BPC; a implementação de visitas técnicas familiares; e a expansão das vagas para residência inclusiva.

O titular pontua que os muitos avanços se deram graças à sinergia e à força de vontade do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, em ajudar os suzanenses que mais precisavam. “Como o próprio prefeito Rodrigo diz, ninguém faz nada sozinho e, por isso, tudo que atingimos neste período foi fruto de muito trabalho e confiança entre as nossas equipes e essas duas figuras essenciais. Agora, na gestão Pedro Ishi, podem ter certeza que a Assistência Social seguirá trabalhando cada vez mais para levar auxílio, direcionamento e melhores oportunidades às famílias suzanenses”, comentou.

Ishi destacou que a pasta de Garippo tem uma característica muito desafiadora, portanto, para o início de seu governo, ele escolheu contar com o conhecimento de quem tem plena ciência do setor na cidade. “Ao longo de sua gestão com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, Garippo montou uma equipe muito qualificada que entende o tamanho da missão e não mede esforços em prol do próximo. Contar com a expertise de alguém que está no poder público há quase 20 anos e que tem um mandato de muito trabalho nesta pasta será fundamental para que possamos ampliar nossa atuação para seguir avançando no auxílio a quem mais precisa”, determinou o futuro prefeito.

Já o atual chefe do Executivo ressaltou sua confiança em Garippo e afirmou que, assim como outros setores, a Assistência Social estará em boas mãos na gestão Pedro Ishi. “Garippo foi meu secretário na Cultura e na Assistência Social e, nestes oito anos, nunca faltou disposição e compromisso para agir em prol daqueles que mais precisam. Essa expertise na área, com anos e anos de serviço público e de vigilância quanto ao bem-estar das pessoas, é um diferencial de alguém que, certamente, seguirá com um trabalho de primeira qualidade”, definiu Ashiuchi.