A partir de 1º de janeiro, a Secretaria de Habitação de Mogi das Cruzes passará a ser comandada por Romildo Campello, mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com vasta experiência no setor público mogiano e no Governo do Estado de São Paulo. Ao seu lado, o secretário terá a urbanista Silvia Beatriz Zamai, especialista em Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16/12) pela prefeita eleita Mara Bertaiolli e por seu vice, Téo Cusatis, visando garantir a transparência no processo de transição de governo e formação de uma equipe técnica e competente para administrar a cidade a partir de 2025.

“Habitação é um dos grandes desafios de Mogi das Cruzes e estamos reunindo uma equipe preparada, competente, para garantir dignidade, transparência e respeito por todos os mogianos”, afirmou a prefeita eleita. 

Entre os desafios está garantir moradia digna para mais de 17 mil pessoas e ações de regularização fundiária em diversos pontos da cidade. “Preliminarmente, identificamos problemas em Jundiapeba e na Vila São Francisco, além de outros bairros com pontos de invasão. É preciso garantir o crescimento ordenado da cidade, mas com respeito e garantia dos direitos de todos os mogianos”, reforçou o vice eleito.

Experiência

Em sua trajetória pública, Romildo Campello foi secretário do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, implantou a Ouvidoria e foi o Ouvidor Geral do município entre os anos de 2010 e 2012, quando conquistou o Prêmio Mário Covas por inovação em Gestão Municipal.

Ele foi secretário-adjunto do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, chefiou o gabinete da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, foi secretário-adjunto e secretário de Estado do Turismo de São Paulo e secretário de Estado da Cultura, entre outras funções. 

Já Silvia, que atuará como adjunta de Habitação, atuou como diretora da Regional Leste da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo e coordenadora Técnica na Secretaria de Habitação de Suzano. 

Ela é mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas. Possui experiência acadêmica como docente em cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes e Engenharia na Universidade de Mogi das Cruzes. 

Transição 

Nesta terça-feira (17), às 10 horas, a Equipe de Transição da Prefeitura de Mogi das Cruzes - gestão 2025-2028 realizará audiência pública para divulgar o Balanço Preliminar da Transição de Governo. A reunião é aberta para toda a população. O objetivo é apresentar o relatório da situação encontrada em cada secretaria, autarquia e coordenadoria municipal, garantindo a transparência necessária para a administração da cidade. 

“Realizamos reuniões, visitas técnicas aos espaços públicos e análise dos documentos e contratos obtidos junto à atual gestão. Foi um trabalho intenso, mas necessário para que a prefeita e vice-prefeito eleitos possam tomar decisões eficientes e assertivas já no início da gestão em Mogi”, adiantou o coordenador jurídico da equipe de transição por parte da nova gestão, Filipe Hermanson. 

Na oportunidade, integrantes da equipe de transição apresentarão o relatório e a situação atual de cada pasta, visando não só garantir a transparência da gestão mas também a tomada de decisões nos primeiros 100 dias de governo. “A prefeita e vice-prefeito eleitos acompanharam muito de perto todo o processo e já estão providenciando as medidas necessárias para que Mogi possa superar desafios e retomar seu crescimento e desenvolvimento”, reforçou Hermanson.