O projeto itinerante “No Pedal da História – Evolução, Imagens & Relatos” chega à Associação de Moradores do Jardim Juliana, Vila Paulicéia e Vila Suissa (AJPS), no distrito de Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes, neste sábado (9), e ficará até a próxima quinta-feira (14). Com fotografias de Evandro Maia, a exposição aborda a história do ciclismo e da sociedade, indo da criação da bicicleta até o crescimento e a organização mundial do cicloturismo. O objetivo é promover o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana.
Baseado em pesquisas do produtor cultural, Paulinho Ferreira, e imagens do fotógrafo, é inspirado em Patrícia Maria da Silva, idealizadora do Projeto Pedalar, que ensina pessoas de diferente faixas etárias a pedalar em Mogi. O projeto, aprovado no edital do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (PROFAC), realizou sua primeira exposição no distrito de Sabaúna, tradicional rota do cicloturismo da região, no dia 20 de outubro.
“A importância do projeto está na forma simples e prática de levar o conhecimento para crianças e adultos sobre essa invenção magnífica que é a bicicleta. Ela não só proporcionou a liberdade do ir e vir, de maneira autônoma ao ser humano, mas também transformou a sociedade”, destacou o fotógrafo.
Ao todo, são 25 painéis com fotografias, ilustrações e impressos digitais, acompanhados de textos e QR Codes com links de acesso para mais informações na internet, além da acessibilidade, através de áudios e vídeos. Entre as pessoas retratadas no projeto estão o mogiano e campeão brasileiro de montain bike, Eiki Leôncio; o arquiteto, músico e gestor cultural, Mateus Sartori; a professora, pedagoga, psicóloga e artista, Denise Andere, e a arquiteta, fotógrafa, cicloativista e vereadora eleita de São Paulo, Renata Falzoni.
A exposição itinerante também será levada para a ONG Missão Intensidade, localizada no Residencial Novo Horizonte, em Mogi, no dia 23 de novembro, e depois para a Sociedade Ambiental de Taiaçupeba (SAT), no dia 8 de dezembro. Segundo Evandro, em ambos os locais, a exposição será realizada apenas nos dias determinados, em paralelo a eventos das entidades.
Ainda de acordo com o fotógrafo, a ideia é, futuramente, levar a exposição para outros municípios, como Guararema, e a partir do próximo ano, estará disponível para ser montada em escolas, museus, pátios, entre outros locais.
*Texto supervisionado pelo editor.