As vendas durante a Black Friday e o Natal de 2024 devem ter um crescimento entre 5% e 7% na região em comparação ao ano passado, segundo projeção de entidades representativas do comércio. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruze e Região (Sincomércio), Valterli Martinez, o pagamento do 13° salário deve movimentar as vendas, principalmente em setores como moda, brinquedos e eletrônicos. As expectativas são otimistas mesmo sem a tradicional decoração de Natal em algumas cidades neste ano.
Para estimular a comunidade a comprar no comércio regional, o Sincomércio promove a campanha “Moro Aqui, Compro Aqui”, uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mogi das Cruzes (CDL) e outras entidades locais. A ação, juntamente com o impacto positivo do 13° salário, deve aumentar o fluxo de consumidores nas lojas locais.
"Combinando essas ações com estratégias de venda híbridas — que integram os canais online e físicos — o comércio do Alto Tietê se prepara para um final de ano de aquecimento nas vendas, fortalecendo tanto os lojistas quanto a economia local", salientou o presidente do Sincomércio.
Martinez disse ainda que a Black Friday, período de descontos na última sexta-feira de novembro, impulsiona os lojistas, já que muitos consumidores aproveitam as promoções do período para adiantar a compra dos presentes de Natal, o que aquece as vendas de fim de ano.
Estratégias
O Natal é a melhor data do calendário comercial, segundo Martinez. Apesar do cancelamento da decoração natalina deste ano em cidades como Mogi das Cruzes e Guararema, o Sincomércio informou que o impacto negativo da decisão será minimizado por meio de iniciativas que incluem atividades culturais e de entretenimento, alinhadas à campanha “Moro Aqui, Compro Aqui”.
Os detalhes das ações serão anunciados em breve, de acordo com o presidente. "Com essa estratégia, o Sincomércio busca valorizar o comércio regional, impulsionando a economia local e oferecendo uma alternativa à decoração tradicional", explicou.
ACMC
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) também prevê aumento de 5% nas vendas do período da Black Friday. Para a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, a época representa oportunidades, tanto para o varejo conquistar novos clientes através de datas promocionais, como para os consumidores economizarem.
A entidade destaca ainda que, para ter sucesso nas vendas, é importante que os comerciantes e empreendedores se preparem para a data, tendo um bom estoque, engajando a equipe de colaboradores, elaborando ofertas atrativas e investindo em uma campanha de marketing personalizada.
*Texto supervisionado pelo editor.