Em reunião realizada nesta quinta-feira (21) com o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu a confirmação de que o governo do Estado concluirá, no início do ano que vem, a última etapa do projeto executivo do “Complexo Viário do Alto Tietê”, que inclui a implantação de uma alça de saída em cada sentido do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano. O encontro ocorreu na sede da pasta, que fica no bairro do Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo, e também contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), o deputado André do Prado, e do prefeito eleito, o vereador Pedro Ishi.
A implantação da alça de saída no Rodoanel é vista como prioridade tanto pela atual gestão quanto pela que vai dar continuidade a esse trabalho a partir de 1º de janeiro de 2025. É uma das demandas mais relevantes da cidade, dada sua importância logística e econômica não só para Suzano, mas também para diversos municípios vizinhos. Em reuniões recentes com o chefe do Poder Executivo suzanense, o secretário Benini vinha reforçando que a obra está sendo priorizada pelo governador Tarcísio de Freitas e que o prazo está sendo cumprido dentro dos trâmites.
Essa etapa final do projeto executivo é fundamental para definir os últimos detalhes antes do início das obras. As rampas de saída serão instaladas na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), conforme solicitado desde o início da gestão pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi.
O Trecho Leste do anel viário foi entregue em junho de 2015 só com as alças de acesso, instaladas na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Assim, o motorista consegue apenas entrar no Rodoanel pela cidade. Caso haja necessidade de mudar o sentido, o condutor precisa se deslocar até as cidades de Ribeirão Pires (se estiver na direção sul e quiser ir para a norte) ou Itaquaquecetuba (se estiver indo para a norte e precisar mudar para a sul). As opções de saída do anel viário mais próximas para quem acessa a via em Suzano são o entroncamento com a rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquá; e a SPA-086/21, uma via de ligação entre o Rodoanel e a avenida Papa João XXIII, em Mauá.
As tratativas sobre a alça entre a Prefeitura de Suzano e os governadores que conduziram São Paulo nos últimos anos ocorrem desde que o prefeito Rodrigo Ashiuchi assumiu a gestão, em 2017. O projeto avançou ao longo dos oito anos, mas o início do projeto executivo, em março deste ano, representou um salto para a “fase final”. Na ocasião, Benini veio até a região e anunciou, em reunião com prefeitos na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), em Mogi das Cruzes, a construção de um complexo viário na região.
O projeto inclui não só a implantação de uma alça de saída do Rodoanel em cada sentido em Suzano, mas também a adequação das vias no entorno, a construção de uma passarela acessível para pedestres e outras alterações na malha viária da região. A ideia do governo do Estado era de instalar a alça na avenida Brasil, uma das principais vias de ligação entre Suzano e Poá, conforme definido na primeira versão, mas no curso da execução do plano foi constatada transposição na via, o que inviabiliza a instalação no local.
De acordo com a gestão estadual, a execução do projeto, iniciada em março deste ano, tem até 12 meses para ser concluída e deve custar cerca de R$ 30 milhões, sendo sucedida pelo início das obras, também em 2025. Os trabalhos de implantação do complexo ficarão sob responsabilidade da Concessionária SPMar e contarão com um aporte estadual. A proposta também inclui a adequação da rotatória próxima ao limite entre Suzano e Poá, na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), e a criação de pistas marginais no Rodoanel, para melhorar o fluxo de veículos após a criação do complexo.
O presidente da Alesp, André do Prado, enalteceu o avanço do projeto para a construção das saídas do anel viário. “Tratamos sobre esse assunto importantíssimo e tão esperado para Alto Tietê e Suzano, que é a implantação das alças do Rodoanel. Benini nos garantiu que até janeiro ou fevereiro o projeto executivo ficará pronto para darmos início às obras no ano que vem”, ressaltou o deputado.
O prefeito eleito, Pedro Ishi, lembrou das dificuldades enfrentadas pelo atual chefe do Executivo nas tratativas para a implantação do complexo. “Acompanhei essa luta do prefeito Rodrigo Ashiuchi durante esses oito anos e sei da importância desse complexo viário para o Alto Tietê e para o desenvolvimento da cidade. Sem dúvida, Suzano vai se desenvolver muito com esse novo complexo”, ressaltou.
O chefe da pasta estadual reforçou que os trabalhos para implantação do complexo serão iniciadas no ano que vem. “O projeto executivo já está terminando. No ano que vem vamos dar início às obras. Suzano merece, mas o complexo vai privilegiar também outras cidades, como Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba. É uma obra muito importante para toda a região”, pontuou.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que o projeto avança de forma satisfatória e que as obras, enfim, estão próximas de serem iniciadas. “Esta é uma batalha que travamos desde o início do nosso governo e que, agora, está se tornando realidade. A implantação da alça vai permitir que veículos de importação e exportação tenham uma ótima opção de entrada e saída em nossa cidade. Será um avanço econômico e logístico espetacular não só para Suzano como para nosso Alto Tietê como um todo”, destacou o chefe do Poder Executivo.
Cidades
22/11/2024 às 10:04
Complexo Viário do Alto Tietê avança e obras começam em 2025, diz governo
Prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu confirmação do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, durante reunião na sede da pasta nesta quinta-feira (21); expectativa é de que as obras sejam iniciadas em seguida
O projeto inclui não só a implantação de uma alça de saída do Rodoanel em cada sentido em Suzano, mas também a adequação das vias no entorno, a construção de uma passarela acessível para pedestres
Foto: Paulo Pavione/Secop Suzano