O espetáculo 'TumTum e o Coração Perdido' estreia nesta quinta-feira (17), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Souza Candido, no Jardim Gardênia Azul, em Suzano, com sessões às 10h30 e 15H30. No sábado (19), a peça terá outra sessão, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, na região central da cidade, às 19h. A classificação é livre e os ingressos gratuitos podem ser retirados no site ou app do Sympla pelo link. O CEU do Jardim Gardênia Azul fica na rua Teruo Nishikawa, 570, e o Centro Moriconi, na rua Benjamin Constant, 682 – Centro.
O espetáculo, segundo a produção, conta a história de TumTum, a caçula de uma família de tambores que um dia, inesperadamente, perde seu som. Ela sai numa jornada em busca de si mesma sob a guarda da Avó Lua, encontrando na natureza e suas manifestações um caminho de encontro ao seu coração perdido.
Durante a pandemia, a atriz Cibele Zucchi aprofundou seus estudos sobre tambores xamânicos e suas propriedades terapêuticas. Multiartista, ela teve a ideia de juntar a história do instrumento e uma jornada de autoconhecimento para levar aos palcos teatrais, e convidou o amigo e dramaturgo da região Antônio Benedito Nicodemo e o diretor teatral Osvaldo Gabrieli, internacionalmente conhecido pelo seu trabalho com o grupo XPTO que completou 40 anos em 2024, para se juntarem a ela nessa missão.
“Da minha pesquisa, encontrei junto com Antônio e Osvaldo uma história leve e lúdica sobre perda e encontro. E supreendentemente, temos um espetáculo voltado para a primeira infância, com trilha ao vivo e uma dramaturgia inédita. Tenho muito orgulho deste trabalho”, contou Cibele. Juntou-se ao coletivo o ator e músico Cacuia Cauê, responsável pela trilha do espetáculo ao vivo com a atriz.
O espetáculo chega ao público por meio do edital público da Lei Paulo Gustavo em Suzano, residência artística de Cibele. A atriz, que é membro do grupo suzanense Teatro da Neura desde 2007, colocou neste encontro de artistas o nome de Coletivo Elementar, pois seu trabalho musical está ancorado na pesquisa de união dos quatro elementos (água, fogo, ar e terra), das artes percussivas, do canto e da meditação guiada.
“TumTum começou a ser pensada desde Coração Tambor, uma cena que criei em 2022 pensando em já transformar a história do tambor em teatro. Ver o espetáculo tomar forma, ainda mais para o público infantil, torna tudo muito mais especial”, concluiu Cibele.
Equipe do espetáculo
Elenco: Cibele Zucchi
Músico: Cacuia Cauê
Dramaturgia: Antônio Benedito Nicodemo
Direçao Geral: Osvaldo Gabrieli
Cenário e Figurino: Osvaldo Gabrieli
Cenotécnica: Coletivo Revitalize e Valdemir Leite
Costureira: Érika Grizendi
Tambores: Ateliê Flor de Tabaco, Valéria Mendes, Eretuza Macuilxochtl, Mônica
Jurado e Cibele Zucchi
Produçao Executiva: Tuane Vieira