Na semana em que se comemora o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, celebrado oficialmente na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, a Suzano produtora mundial de celulose e referência na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, reforça o compromisso de contribuir para a retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza nas suas áreas de atuação até 2030. No período de 2021 a 2023, a empresa avançou em sua estratégia social e contribuiu para a saída de mais de 51 mil pessoas dessa condição por meio de investimentos em projetos sociais voltados para a geração de renda, fortalecimento de negócios e capacitação de jovens. Os dados são do Relatório de Sustentabilidade da empresa, que foi divulgado neste ano e traz os principais resultados alcançados pela empresa ao longo do ano anterior. 

Ainda de acordo com o documento, o investimento da Suzano em projetos sociais aumentou 36% de 2021 para 2023, atingindo seu maior volume histórico. Somente no ano passado, a companhia destinou R$ 49,3 milhões a iniciativas sociais estruturadas nas frentes de relacionamento, geração de renda e educação. Ao todo, mais de 347 mil pessoas foram beneficiadas por essas ações em 2023. 

A empresa investe em projetos que abrangem diversas frentes, como reciclagem inclusiva, empreendedorismo, redes de abastecimento territorial e acesso ao emprego, sempre respeitando as particularidades e vocações de cada região do Estado.

De acordo com o Gerente de Sustentabilidade da Suzano, André Becher, a expectativa para este ano é de que a empresa siga avançando na estratégia "A Suzano acredita que um mundo mais justo se constrói com atitudes que transformam toda a sociedade. Por isso, assumimos o compromisso público de contribuir no combate à pobreza nas regiões onde atuamos junto a parceiros nacionais, regionais e locais e temos conquistado avanços significativos ano após ano. Para nós, mais do que números e metas, esses investimentos são fundamentais para resgatar a autonomia e a autoestima de pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades reais de transformação. Guiados por esse objetivo, vamos continuar desenvolvendo diversas iniciativas e parcerias estratégicas que estão alinhadas com o nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo", afirma.

Além das iniciativas próprias, a Suzano busca engajar parceiros na agenda de desenvolvimento social. Neste ano, foram firmados acordos com instituições como Gerando Falcões, no desenvolvimento do programa ASMARA, que estimula o empreendedorismo feminino; o Instituto Terroá, na realização do Projeto Co-labora, que prevê o fortalecimento da agricultura familiar, além das parcerias com o Instituto Bold e Instituto Aliança e Zurich Foundation, para o desenvolvimento de projetos que focam na capacitação, preparo e inserção de talentos no mercado de trabalho. 

A empresa ainda renovou parcerias para continuidade e expansão de projetos que têm gerado resultados positivos, como o Projeto Semente, realizado em parceria com o Sebrae, que oferece capacitações em empreendedorismo, mentorias e acompanhamento no acesso a mercados (comercialização dos produtos), o Vem Pro Rugby, em parceria com a Confederação Brasileira de Rugby, que estimula a prática esportiva e contribui para a formação de crianças e adolescentes.

Alto Tietê

Na região do Alto Tietê, que abrange as Unidades de Mogi das Cruzes e Suzano, foram desenvolvidos vários projetos, entre eles o programa Trilha do Desenvolvimento, desenvolvido em parceria com a Rede Cidadã, que visa capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade e encaminhar para o mercado de trabalho.

A Thailiny Aparecida de Araujo Anacleto, moradora de Mogi, é uma das jovens beneficiadas pelo programa. Graças ao curso, ela adquiriu conhecimento e segurança para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Hoje, por meio do encaminhamento feito pelo programa, ela atua como operadora multifuncional em uma empresa da cidade. "O curso Trilha do Desenvolvimento foi extremamente incrível e transformou o meu olhar de uma maneira geral. O que mais me chamou a atenção foi o aprendizado que tivemos sobre inteligência emocional e autoconhecimento, que foi essencial para que eu me sentisse segura e confiante para participar das etapas do processo seletivo", destaca.

Por meio de histórias como a de Thailiny, a Suzano reitera o compromisso com as comunidades locais para criar um ciclo de inclusão, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 está disponível na Central de Sustentabilidade da Suzano, um hub de conteúdo exclusivo e atualizado sobre aspectos de sustentabilidade da companhia.