A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que não há desabastecimento no Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que inclui o Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT). Porém, a maioria das represas da região, segundo levantamento do Mogi News/Dat, apresentou queda no volume no último mês, com capacidade de cerca de 30% na última terça-feira (22), e registro de mais de 20 dias sem chuva. 

O Sistema Alto Tietê, formado pelas represas de Jundiaí, Paraitinga, Taiaçupeba, Biritiba MIrim e Ponte Nova, localizadas nas cidades de Mogi das Cruzes, Biritiba e Salesópolis, operava ontem (23), segundo a Sabesp, com 42%. A companhia ainda informou que o SIM na última terça-feira (22) estava com 44,8% do volume total, índice superior a 2021 (38%) e semelhante a 2022 (44,2%) - anos, também, de poucas chuvas e que não houve desabastecimento. 

Na região, o levantamento da Reportagem com base em dados diários da Sabesp, revelou que apenas Ponte Nova tinha 53,57% de seu volume na terça-feira, e a represa de Jundiaí, estava com a situação mais crítica, com 16,81%, com uma queda de 17,19 pontos percentuais, já que em 22 de outubro, a capacidade era de 34%.

Mananciais 

Composto por sete mananciais, incluindo o SPAT, o SIM, de acordo com a Sabesp, possibilita abastecer áreas diferentes com mais de um sistema, conforme a necessidade. "Desde a crise hídrica, investimentos como a interligação Jaguari-Atibainha e o Sistema São Lourenço tornaram o SIM mais robusto e flexível. Não há desabastecimento, mas, como mostra a baixa incidência de chuvas, o uso consciente da água é essencial em qualquer época. Ações simples podem fazer grande diferença, beneficiando toda a população", destacou a companhia em nota. Mais informações podem ser obtidas no link: https://mananciais-sabesp.fcth.br/Situacao

Dicas 

Entre as dicas para que a população auxilie na economia de água, a Sabesp listou: tomar banhos mais curtos; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; evite usar a mangueira, e preferir um balde com água; lembrar de usar vassoura e balde com água, não a mangueira; dar preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou usar a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima, e  antes de lavar a louça, retirar o excesso de comida com a esponja.