Escolas e creches da rede municipal de ensino participaram, na última quinta-feira (17), do encerramento do projeto "Baú Vamos Brincar", realizado no Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar. A iniciativa, da Vila Sésamo, conta com o apoio da Fundação FEMSA e a parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Estiveram presentes representantes da fundação no Brasil e no México, que também visitaram escolas na sexta-feira (18).

A iniciativa foi ampliada, passando de 21 unidades escolares atendidas em 2023 para 47 neste ano. Em 2024, 316 educadores e 4.803 crianças e suas famílias participaram do projeto. “A gente só tem a agradecer pela parceria de tanto sucesso em nossa rede. Com a vida corrida que temos, o projeto traz um olhar para as famílias, que param e observam as crianças que estão com elas em casa”, disse a secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes.

A coordenadora de engajamento da Fundação FEMSA no México, Fuencisla Garcia Nuche Rivera, acompanhou as apresentações das unidades escolares e destacou a importância do projeto em Mogi das Cruzes. “Quando nos disseram onde queriam que nos oferecêssemos, nós nos aproximamos e fomos informados de que era um lugar importante para nós". Também estiveram presentes as representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil, Mariana Lourenço, gerente de Relações Institucionais, e Rebeca Mesquita de Munhoz Andrade, analista ESG.

Parceira há seis anos da Secretaria de Educação, a Vila Sésamo Brasil destacou o diferencial de Mogi das Cruzes no trabalho com a Primeira Infância. “Vemos em Mogi um processo constante de construção coletiva para assegurar os direitos de aprendizagem das crianças desde a primeira infância. Percebemos em todas as unidades educacionais envolvidas no projeto um investimento de energia e reflexões em favor do bem-estar socioemocional das crianças e de suas famílias. Não se está contemplando a criança apenas como uma perspectiva de futuro, mas sim como parte do presente! E justamente neste presente estão sendo criadas interações e experiências de aprendizagem significativas para sujeitos que têm o direito de conviver e expressar o que sentem, pensam e imaginam”, disse Julia Tomchinsky, diretora educacional da Vila Sésamo na América Latina.

O evento de encerramento contou com a apresentação do trabalho desenvolvido nas escolas, com foco nas habilidades socioemocionais. No CEIM Profª Adahyla Marques Campos Carneiro, no Conjunto Santo Ângelo, um dos diferenciais foi a prática de yoga com as crianças. “Após a formação do projeto, a equipe optou por abordar a expressão corporal. Uma das professoras trabalhou yoga com as crianças e realizamos algumas atividades com nossos alunos. As crianças reconheceram seu corpo, sua respiração e movimento”, contou a diretora Patrícia Aparecida Espírito Santo Correa.

A mudança de comportamento de alguns alunos também chamou a atenção da gestora. “Identificamos uma criança que estava retraída e não participava das brincadeiras. Fizemos uma interação com a mãe e percebemos a mudança na convivência dela com os filhos; o comportamento da criança mudou, e hoje ela brinca e demonstra seus sentimentos”.

A coordenadora pedagógica do CEIC Mundo Vivo, na Vila Rachel, Diene Franco Fernandes de Oliveira, falou sobre o impacto do projeto. “O impacto foi significativo, pois atendemos desde os bebês até o Infantil três. Tivemos várias atividades e utilizamos todos os recursos disponibilizados pelo projeto, além de construirmos outros recursos a partir desse material. Uma das mães nos contou que a aluna mudou seu comportamento através das emoções trabalhadas na escola”.

Em Mogi das Cruzes, o projeto é acompanhado pela equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico (DEPED). Além das apresentações, no evento de encerramento foram expostos trabalhos sobre as práticas e as conquistas alcançadas no desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. A exposição contou com cartazes, painéis e materiais produzidos pelas equipes escolares a partir do material enviado pelo projeto. O evento também teve a animada participação dos personagens Come Come e Bel da Vila Sésamo.

Na última sexta-feira (18/10), a equipe da Fundação FEMSA visitou três unidades escolares, acompanhada pela equipe de Educação Infantil do DEPED e da Vila Sésamo Brasil. Foram visitados o Núcleo Educacional Castelo Forte I (Mogilar), a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (Jardim Rodeio) e a E.M. Prof. Afonso Caporali Filho (Conjunto Residencial Cocuera).