Os vereadores de Mogi das Cruzes aprovaram diferentes homenagens na sessão desta quarta-feira (23). Uma delas foi o Projeto de Decreto Legislativo 06/2024, apresentado pela bancada do Partido Liberal (PL), formada pelo presidente da Câmara, Francimário Vieira, o Farofa; e os parlamentares Mauro Yokoyama, Zé Luiz, Vitor Emori e Clodoaldo de Moraes. A iniciativa concede o título de Cidadão Mogiano ao senador Marcos Pontes, também do PL.

Nascido em Bauru (SP), o senador por São Paulo é formado em Tecnologia Aeronáutica e Administração Pública, é engenheiro aeronáutico, com mestrado em Engenharia de Sistemas, e tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) aposentado. Ele ficou conhecido por ter sido o primeiro brasileiro a ir para o espaço, sendo responsável por transportar um módulo construído no Brasil para a Estação Espacial Internacional.  Também tem livros publicados e foi Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no governo de Jair Bolsonaro. 

IDEB

Destaque também para a Moção 88/2024, de autoria do vereador Pedro Komura (União), que foi aprovada, concedendo votos de aplausos e congratulações à Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, que obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 5.5 entre as escolas estaduais da cidade, com exceção da Etec Presidente Vargas. 

“Este resultado reflete o empenho coletivo de toda a comunidade escolar, direção, professores, alunos, funcionários e pais em promover uma educação pública de qualidade, baseada em dedicação, inovação e compromisso com o futuro de nossas crianças e adolescentes”, pontuou o parlamentar.

Maestro 

Outra moção aprovada foi apresentada pelo vereador Edson Santos (PSD), com votos de aplausos e congratulações ao maestro mogiano Cleber F. Harmon, que foi convidado para participar do Festival de Orquestras "Musa Del Gigante” na Guatemala. Cleber será o professor de regência do evento e também atuará como maestro convidado, liderando e orientando cerca de 150 músicos durante essa semana de atividade musical. O evento acontecerá de 25 a 30 de novembro de 2024, reunindo músicos também de El Salvador, Costa Rica e México.

O maestro iniciou sua carreira musical no Coral Canarinhos do Itapety, sob a regência de Solange Urbano. Aos 12 anos, ingressou no Coral Musicativa e no Núcleo de Cordas da Orquestra Minha Terra Mogi, destacando-se como violoncelista e futuro regente. Aos 14 anos, teve sua primeira experiência regendo uma orquestra, incentivado pelo maestro Marcelo Jardim. Aos 21 anos, foi convidado pelo Maestro Sérgio Werned Jr. para ser assistente no Coral Musicativa, onde atua como maestro. Ele se dedica à regência coral e orquestral, participando de festivais e competições internacionais.