Uma moradora de Salesópolis reclama da alteração no endereço do ponto inicial/final das linhas intermunicipais 311 Salesópolis e 394 Biritiba Mirim, em Mogi das Cruzes. A mudança aconteceu após a obra de recapeamento, que foi realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, a "Avenida dos Bancos", na região central, entre janeiro e março deste ano. 

O ponto que antes ficava próximo a praça Ferdinando Jungers, na própria avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, segundo a moradora que utiliza com frequência a linha para vir para Mogi, agora está na rua Professora Norma Picolomini de Vicente. “O espaço conta com uma calçada muito estreita. Não tem iluminação suficiente e não tem segurança, especialmente durante a noite, pois não tem movimento e nem pessoas”, destacou. 

EMTU e Prefeitura 

Procurada pela Reportagem, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), responsável pelas linhas intermunicipais que circulam pelas cidades da região, informou em nota que a mudança do ponto final das linhas 311 e 311DV1 (Salesópolis), e 394 (Biritiba Mirim) para a rua Professora Norma Picolomini ocorreu em janeiro deste ano, de acordo com orientação da Secretaria de Mobilidade de Mogi, responsável pela distribuição das paradas do transporte público ao longo das vias municipais, para que a prefeitura realizasse obras de infraestrutura na região. 

A empresa afirmou ainda que a competência sobre a localização dos pontos de parada em vias municipais é da prefeitura local. Em maio, após reclamações de passageiros e moradores, a EMTU "entrou em contato com o órgão municipal responsável para que o ponto retornasse à localização original. Fomos informados pela municipalidade que a parada permaneceria no local atual". 

Com a negativa da prefeitura, a EMTU destacou que restou à empresa regularizar a parada em seu site e app para que os passageiros pudessem se orientar de maneira correta. "Caso a Prefeitura se sensibilize em relação à reclamação dos passageiros, a EMTU está à disposição para viabilizar a operação das linhas sob o seu gerenciamento no local original do ponto", salientou em nota. 

Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes informou que foi verificado que o local para onde foi transferido mostrou-se com maior segurança viária, tanto para a operação dos coletivos quanto para os demais veículos que transitam pelo local. Além disso, segundo a pasta, também foi minimizada a lentidão no acesso à rua Basílio Batalha para os motoristas que transitam pela avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco vindos da avenida Governador Adhemar de Barros. 

"Além disso, a empresa concessionária transporte metropolitano solicitou à Prefeitura a manutenção no atual local de ponto inicial/final das linhas, devido à melhoria nas condições de operação e acomodação dos coletivos. Frente a estes fatores, foi encaminhado à EMTU ofício solicitando a manutenção", afirmou a administração municipal em nota.

*Texto supervisionado pelo editor.