Entre os mais de 700 autores que marcam presença na 27ª edição da Bienal do Livro, maior evento literário da América Latina, estão escritores do Alto Tietê, como Antônio Benedito Nicodemo, João Anatalino, Anderson Conceição e Ademiro Alves de Sousa, conhecido como Sacolinha. O evento começou na última sexta-feira (6), e vai até este domingo (15), no Distrito Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. 

Antônio Benedito Nicodemo, de 37 anos, que reside em Poá, lançou no evento seu primeiro livro “A criança que matou a sede na lágrima do anjo”, no último sábado (07), junto a Editora Urutau. A obra reúne 12 contos autorais, com origem em peças teatrais já encenadas. O autor conta que sempre teve afinidade com a escrita, porém seu primeiro trabalho foi aos 16 anos, escrevendo uma peça teatral. “Sou um dos fundadores do Teatro da Neura, um grupo que fez 20 anos agora em 2024. Eu sempre escrevi peças para serem encenadas, mas sempre esteve em mim e fazia parte do meu exercício de escrita criar contos e crônicas”, revelou.

Os contos de Nicodemo são de realismo fantástico, baseados em festas populares, na devoção e religião brasileira, e também em questões de sua infância. “Eu trago muito desse universo em minhas obras, do local aonde fui criado aqui em Poá com um cruzo simbólico com esses festejos. Nunca vai ser colocado de forma literal ou documental, tem uma questão poética e simbólica que é trabalhada”, detalha. 

Para o autor, o convite para estar na Bienal foi uma surpresa. “Apesar de estarmos perto da capital, existe uma diferença entre artistas que estão no centro e os que estão nas redondezas. Então eu fiquei muito surpreso ao ser convidado, e também sai de lá muito grato, porque pessoas que me acompanham pela internet ou que já assistiram alguma peça teatral minha, foram até lá para comprar o livro e para conversas comigo”. Ele já pensa em um próximo livro, que pode ser uma dramaturgia. Mais informações pelo seu perfil no Instagram @tecodeanonio.

João Anatalino 

João Anatalino, 79, morador de Mogi das Cruzes, também esteve no maior evento literário da América Latina, entretanto na última segunda-feira (9). Conceituado no ramo de literatura exotérica, lançou no evento seu 17º livro, a “Cabala, a Maçonaria do Ocidente”, no estande da Editora Madras, e o livro “Hipnos e Thânatos”, no estande da Editora Viseu. 

Anatalino começou a escrever quando se aposentou do serviço público. “Foi no começo desse século, por volta dos anos dois mil e pouco... Eu escrevi primeiro um livro de autoajuda para ONG Amoa, que treinava adolescentes para o mercado de trabalho. Dali em diante fui escrevendo outros e outros e agora estou no meu 17º livro”. Entre o compilado de livros do autor estão títulos, como 'O Filho, o Homem' (2009); 'O Tesouro Arcano', 'A Maçonaria e seu Simbolismo Iniciático' (2013); 'O Parto de Deus, a Bíblia em Sonetos' (2016); 'A Maçonaria e a Cabala' (2018). 

Três de seus livros já foram lançados na Bienal. “Esse é o terceiro livro lançado na Bienal através da Editora Madras, e a Bienal é um grande evento que reúne cerca de 330 autores com mais de 50 editoras. Meu livro foi lançado lá e eu posso dizer que foi um grande sucesso! Tivemos muitas pessoas no estande e como sempre foi uma experiência muito boa", destacou. O autor contou ainda que deve fazer novos lançamentos. “Eu produzo livros pelo menos a cada dois anos, e já estou trabalhando em um livro que vai ser publicado dentro de alguns meses. Além disso, tenho mais um que vai sair ainda esse ano, um livro sobre programação neurolinguística”, concluiu. Mais informações sobre o autor em seu perfil no Instagram @escritorjoaoanatalino.

Outros destaques 

Nesta quarta-feira (11) foi a vez do escritor Sacolinha (@escritor.sacolinha), morador de Suzano, lançar seu livro "A Alanda ainda está de pijama", no Espaço ABIGRAF, na Bienal. Escritor, autor de romances e livros de contos, este é seu segundo livro infantil. Atualmente ele também realiza o projeto “Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada”, com intervenções em espaços públicos com literatura, grafite e o plantio de árvores. 

O escritor mogiano, Anderson Conceição (@andersonconceicao.oficial) estará presente na Bienal do Livro neste sábado (14) para uma sessão de autógrafos no Grupo Ler Editorial. Com dois livros publicados - 'Aproveite o Caminho' e 'Missão Rio' - e um lançamento previsto ainda para este ano, o autor é um dos representantes do Alto Tietê no evento.

27ª Edição Bienal do Livro 

A 27ª edição do maior evento literário da América Latina, a Bienal do Livro, vai até o próximo domingo (15). Esta sendo sediado no Distrito Anhembi, localizado na avenida Olavo Fontoura, 1209 - Portão 38. Santana, São Paulo.Mais informações e a compra de ingressos no site oficial do evento https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br.html

*Texto supervisionado pelo editor.