Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022 indicam que a população com deficiência no Brasil é estimada em 18,6 milhões de pessoas com idade a partir de 2 anos. Neste sábado, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data, que marca a campanha Setembro Verde, tem como objetivo dar visibilidade e salientar a importância da inclusão e garantia de direitos para essa representativa parcela da população. 

Para Ana Paula Nogaroto, diretora escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes, a data tem o objetivo de combater o capacitismo e conscientizar toda comunidade, setor público e privado, sobre os desafios e direitos da pessoa com deficiência. “Quando nos referimos aos desafios, não devemos limitar a uma ou outra área, e sim ter uma visão global das reais necessidades nas mais diferentes áreas, como saúde, educação, lazer, emprego, benefícios e acessibilidade”, destacou. 

A Apae de Mogi das Cruzes há cerca de 50 anos atende gratuitamente pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista (TEA) associado à deficiência intelectual. Além disso, a entidade atua na defesa da garantia dos direitos da pessoa com deficiência, oferece apoio à família, e promove atividades de lazer, esporte e cultura. Atualmente, a Associação atende 615 pessoas, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em todas as áreas, segundo Ana Paula, os alunos/assistidos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar qualificada, que busca, constantemente, a melhoria da qualidade de vida deles e de seu entorno. 

As dificuldades são inúmeras e variadas para as pessoas com deficiência, segundo Ana Paula. "Uma delas é o acesso aos diretos previstos nas legislações existentes. Há um caminho longo entre direito e cumprimento propriamente dito. Além disso, o combate ao capacitismo, que podemos definir como ações que inferiorizam as pessoas com deficiência, na presunção que elas são incapazes de desempenhar suas funções, também é uma grande dificuldade”, ressalta a diretora da associação, que trabalha ativamente na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Porém, também há avanços na luta da pessoa com deficiência, segundo Ana Paula: “A abordagem deste assunto, tem tido uma maior aceitação por parte da sociedade, o que não significa que temos de parar por aqui. Este é um trabalho contínuo que exige a busca de novas estratégias. Todos somos responsáveis na construção de uma ‘nova sociedade’, onde estas questões sejam minimizadas. Nós, no papel de organização que articula ações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência também temos uma importante função nesta causa”, concluiu.

A Apae Mogi das Cruzes está localizada na rua Carmem de Moura Santos, 134 - Jardim Betania. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4728-4999 ou e-mail apae@apaemc.org.br.


*Texto supervisionado pelo editor.