O Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo, dia 11 de agosto, está entre as datas mais importantes do calendário comercial. Com isso, o Procon de Suzano alerta sobre alguns cuidados que devem ser tomados pelos consumidores para evitar problemas com as compras, especialmente as feitas pela internet, e dá dicas para evitar cair em golpes.

O órgão orienta que os consumidores sempre devem se certificar de que o site em que estão comprando realmente existe e se a loja é confiável. É possível fazer essa verificação consultando a reputação da empresa em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e buscando pelo CNPJ da empresa no site da Receita Federal para saber se está ativo.

Para evitar cair em golpes em compras on-line, a atenção deve ser redobrada, principalmente se a oferta for muito atraente e com preço muito abaixo do mercado. O órgão orienta que, ao invés de clicar diretamente no link, o mais seguro é digitar o endereço eletrônico diretamente no navegador. Se a compra for feita, de acordo com o Procon, antes de finalizar o pagamento é importante conferir se os dados do beneficiário são da loja onde a compra está sendo realizada. Caso o beneficiário seja um CPF, por exemplo, o recomendado pelo órgão é que o pagamento não seja concluído.

O Procon reforça ainda que nas compras realizadas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento, garantido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que permite a desistência da compra dentro de um prazo de sete corridos, a contar da data de recebimento do produto. 

Já nas compras feitas em lojas físicas, o ideal é sempre se informar sobre a política de trocas de cada loja, que geralmente incluem regras como manter a etiqueta e o cumprimento de um prazo determinado. O órgão destacou que nesses locais é possível pesquisar preços e tentar negociar descontos, especialmente entre produtos eletrônicos. “É necessário alertar sobre os cuidados com empréstimos e com as taxas de juros, sendo totalmente recomendável evitar fazer empréstimos para comprar presentes”, finalizou o órgão.


*Texto supervisionado pelo editor.